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20 Maio 2025

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Hugo Costa
Decisão sobre novo aeroporto só foi possível com acordo do Governo do PS para constituição da Comissão Técnica Independente
AUTOR

Catarina Correia

DATA

17.05.2024

FOTOGRAFIA

Jorge Ferreira

Decisão sobre novo aeroporto só foi possível com acordo do Governo do PS para constituição da Comissão Técnica Independente

O deputado do PS Hugo Costa vincou hoje que a decisão do Governo em construir o novo aeroporto em Alcochete “só foi possível porque o Governo do Partido Socialista propôs e acordou com o PSD a constituição de uma Comissão Técnica Independente, quebrando o impasse político” para o qual o PSD também contribuiu.

 

Hugo Costa, que intervinha no debate sobre política setorial com o ministro das Infraestruturas e Habitação, lembrou que, “desde 1969, o que não faltam são decisões de localização e intenções de concretização”, mas agora é mesmo preciso “garantir a execução da obra”.

O coordenador do Grupo Parlamentar do PS na Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação recordou depois que, quando os resultados da Comissão Técnica Independente começaram a ser conhecidos, “o PSD desdenhava e falava em grupos de trabalho para avaliarem o que estava a ser feito”. Para tal “basta recordar as inúmeras afirmações de Luís Montenegro na campanha e na pré-campanha eleitoral de 2024”, mencionou.

Salientando que “um novo aeroporto é central para a mobilidade e a competitividade do país”, Hugo Costa frisou que o Partido Socialista sempre defendeu “que a decisão da localização fosse onde os estudos técnicos indicassem, o que, neste caso, acontece numa localização situada na confluência dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, nomeadamente no que é habitualmente designado de aeroporto de Alcochete, situado em grande medida no concelho de Benavente”.

Para o socialista, esta decisão, “do ponto de vista técnico, é transparente e exemplar”.

Em seguida, Hugo Costa mencionou as repetidas declarações do ministro Miguel Pinto Luz, em que reiterava “que o aeroporto não terá custos para os contribuintes portugueses”, e instou o governante a garantir o mesmo “perante a Câmara e de forma solene”, esclarecendo quais serão então os impactos que a obra terá na concessão da ANA.

Depois de, no debate quinzenal com o primeiro-ministro, Luís Montenegro não ter respondido ao secretário-geral do Partido Socialista sobre a decisão de aumentar o número de movimentos por hora no aeroporto Humberto Delgado, o deputado socialista asseverou que este aumento “leva a incumprimentos ambientais, prejudica a qualidade de vida das populações e choca de frente com o Regulamento Geral do Ruído”. Por isso, “é mesmo importante que sejam conhecidos os estudos que sustentam este anúncio”, apelou.

Hugo Costa sublinhou que “as obras que estão previstas e autorizadas pelo anterior Governo tinham apenas como objetivo a melhoria da qualidade do serviço, a redução de atrasos e a melhoria operacional”.

No final da sua intervenção, o deputado do PS pediu ao governante que reconhecesse que, no debate quinzenal, “o primeiro-ministro não falou a verdade quando tentou justificar o alargamento com o despacho de 2022 de Pedro Nuno Santos”, que, na verdade, refere que “a dificuldade que se estima em poder obter uma declaração de impacto ambiental que a viabilizasse e pelo ambiente social de rejeição cada vez mais generalizada de um possível aumento do número de movimentos por hora no aeroporto Humberto Delgado”.

 

AUTOR

Catarina Correia

DATA

17.05.2024

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1420
Março 2025