1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Terceira votação
António Guterres consolida candidatura a secretário-geral da ONU
AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

30.08.2016

FOTOGRAFIA

DR

António Guterres consolida candidatura a secretário-geral da ONU

O ex-primeiro-ministro português e antigo líder do Partido Socialista, António Guterres, ficou, pela terceira vez, à frente na nova votação secreta ocorrida entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para eleger o próximo secretário-geral da organização.

 

Com este resultado, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, sublinhou que a candidatura de Guterres a máximo responsável na ONU está a consolidar-se e que as suas qualidades estão a ser reconhecidas pela comunidade internacional.

“Quer pelo lado positivo, quer pelo lado negativo, a votação conseguida pelo engenheiro Guterres continua a ser a melhor votação possível. Isto significa que a posição de António Guterres consolida-se de votação, para votação”, afirmou o chefe da diplomacia portuguesa.

Segundo Augusto Santos Silva, António Guterres “teve os melhores resultados” nas três votações, o que é um “elemento importante”.

O ministro lembrou, contudo, que o processo de escolha ainda está numa fase internacional e que as votações são informais e “procuram perceber, ponderar, os apoios que cada candidato tem”.

O Conselho de Segurança continuará a realizar votações informais sobre os candidatos até que um surja como consensual, devendo depois o conselho recomendar um nome para aprovação pela Assembleia-Geral da ONU, que reúne representantes de 193 países.

A organização espera ter encontrado o sucessor de Ban Ki-moon, que termina o seu segundo mandato no final do ano, durante o outono.

Nesta terceira votação o antigo alto-comissário da ONU para os Refugiados teve 11 votos de encorajamento, três de desencorajamento e um “sem opinião”.

AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

30.08.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019