1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

ECONOMIA
Restauração, turismo e agricultura impulsionam descida do desemprego
AUTOR

J. C. Castelo Branco

DATA

19.08.2016

FOTOGRAFIA

DR

Restauração, turismo e agricultura impulsionam descida do desemprego

A restauração, o turismo e a agricultura foram os sectores da atividade económica que mais impulsionaram a criação de postos de trabalho e a consequente descida da taxa de desemprego no segundo trimestre para o nível mais baixo desde 2011.

 

A taxa de desemprego situa-se agora nos 10,8%, um valor inferior em 1,6 pontos percentuais ao do trimestre anterior e o valor mais baixo desde o primeiro trimestre de 2011.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a descida do desemprego tem-se verificado sempre nos segundos trimestres nos últimos anos, mas a descida registada este ano foi bastante acentuada.

De salientar, por outro lado, que em alojamento e na restauração foram criados mais 28.500 novos postos de trabalho entre março e junho deste ano.

Um aumento significativo de emprego que se deve, segundo a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), ao aumento do número de turistas e reposição do IVA a 13%.

“Estes números vêm confirmar a forte tendência de crescimento do alojamento e a restauração e bebidas, que se assumem como um dos maiores empregadores a nível nacional com 283 mil postos de trabalho”, refere a AHRESP em comunicado.

 

AUTOR

J. C. Castelo Branco

DATA

19.08.2016

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019