1006

19 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

António Costa destaca feito histórico da seleção nacional
UMA VITÓRIA ÚNICA PELA QUAL OS PORTUGUESES ANSIAVAM
AUTOR

Partido Socialista

DATA

11.07.2016

FOTOGRAFIA

DR

UMA VITÓRIA ÚNICA PELA QUAL OS PORTUGUESES ANSIAVAM

O primeiro-ministro, António Costa, enalteceu “o trabalho extraordinário” da seleção de Portugal que venceu o campeonato europeu de futebol, afirmando que foi uma vitória única pela qual todos os portugueses ansiavam.

 

Em Paris, onde assistiu à final do europeu, António Costa afirmou que “trazia uma grande confiança” para o jogo decisivo, sublinhando o feito histórico dos atletas portugueses. “Só vir à final já era um grande prémio para o trabalho extraordinário desta seleção, mas a vitória é única”, destacou.

Visivelmente satisfeito, o chefe do Governo acrescentou que, além de todos os portugueses, “todos aqueles que gostam e são amigos de Portugal estão hoje a festejar esta vitória”.

“Tivemos muitos embates com França durante muitos anos, mas nunca tivemos aquela pontinha de sorte. Está feito o acerto de contas”, disse ainda, numa nota de boa disposição, referindo-se a anteriores embates que não foram felizes para as cores nacionais.

António Costa referiu ainda ter elogiado, junto do Presidente François Hollande e do primeiro-ministro Manuel Valls, a forma como a França organizou a competição, “em condições extraordinárias, depois de terem sofrido um ataque terrorista violentíssimo, há poucos meses”. “Tudo correu impecavelmente”, salientou.

 

Governo saúda feito “enorme e inédito”

Em nome do Governo português, o ministro da Educação e o secretário de Estado da Juventude e Desporto saudaram hoje a seleção nacional de futebol pelo “enorme” e “inédito” sucesso alcançado.

Em nota oficial do Ministério da Educação, o ministro Tiago Brandão Rodrigues e o secretário de Estado João Paulo Rebelo “congratulam-se com o enorme, e até hoje inédito, sucesso alcançado pela Seleção Nacional de Futebol, enviando mais um fortíssimo abraço de parabéns a todos os jogadores, equipa técnica e dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol, pelo título de Campeão Europeu de Futebol”.

“Reconhecemos o elevado esforço e profissionalismo da Seleção Nacional de futebol em competir ao mais alto e exigente nível, saudando a ambição de sucesso que sempre transporta, com os valores do coletivo e a alma de um povo sempre presentes”, lê-se no comunicado.

A tutela deixa também uma palavra de celebração para o desporto português, que mostrou “excelência” no campeonato Europeu de Atletismo, que decorreu em Amesterdão, onde a representação nacional alcançou a conquista de seis medalhas.

 

Presidente da Assembleia da República exalta “nação valente”

Também o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, manifestou orgulho e satisfação pelo triunfo português no Europeu, considerando que a seleção nacional voltou a mostrar ao mundo que Portugal é uma “nação valente”.

“A Federação Portuguesa de Futebol, a equipa técnica, superiormente dirigida pelo engº Fernando Santos e todos os jogadores, liderados pelo grande capitão Cristiano Ronaldo, voltaram a mostrar ao Mundo que Portugal é uma “nação valente”, sublinhou Ferro Rodrigues, numa mensagem escrita em que fez questão de lembrar a alegria proporcionada a todos os portugueses.

“Ganhar o Europeu, em França, frente à França, é uma satisfação ainda maior, tendo em conta a enorme felicidade que certamente sentem todos os portugueses que lá vivem. Nós merecemos esta felicidade, os emigrantes, em França e no resto do Mundo, também”, enfatizou.

 

Seleção recebida em Belém

A seleção nacional, que aterrou ao final da manhã em Lisboa, foi recebida esta tarde nos jardins do Palácio de Belém pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia em que também estiveram presentes o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e os líderes dos partidos representados na Assembleia da República.

A comitiva portuguesa prosseguiu depois o percurso em autocarro aberto por algumas das principais artérias de Lisboa, calorosamente saudada por muitos milhares de portugueses, até à Alameda Dom Afonso Henriques.

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019