1107

12 Dez 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

hoje em Lisboa
PS apresenta cabeças de lista às Eleições Legislativas
AUTOR

Partido Socialista

DATA

25.07.2019

FOTOGRAFIA

Partido Socialista

PS apresenta cabeças de lista às Eleições Legislativas

O Partido Socialista apresenta hoje, em Lisboa, os cabeças de lista às eleições legislativas de 6 de outubro. A cerimónia decorre no Jardim do Palácio das Galveias, no Campo Pequeno, com a participação do Secretário-geral do PS, António Costa.

 

Conheça os cabeças de lista do PS pelos círculos eleitorais do continente, pelas duas regiões autónomas dos Açores e da Madeira e pelos círculos da Europa e Fora da Europa:

 

Açores
Isabel Maria Duarte Almeida Rodrigues

54 anos, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, com Pós-Graduação em Proteção de Menores pelo Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e em Ciências Sociais, área de especialização Família, Envelhecimento e Políticas Sociais, pela Universidade dos Açores.

Presidente do Comissariado dos Açores para a Infância, desde 2016. Foi secretária regional adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares (2014-2016) no XI Governo dos Açores e deputada à Assembleia Legislativa da Região, pelo círculo de São Miguel, nas IX e X Legislaturas (2008-2012 e 2012-2014).

   

Aveiro
Pedro Nuno Santos

42 anos, licenciado em Economia pelo ISEG-UTL. Ministro das Infraestruturas e da Habitação, desde fevereiro de 2019, foi também secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares no XXI Governo Constitucional. Deputado à Assembleia da República nas X e XII Legislaturas, tendo sido cabeça de lista por Aveiro em 2015, foi vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS e coordenador dos socialistas na Comissão de Economia e na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BES. Foi presidente da Federação de Aveiro do PS entre 2010 e 2018, e Secretário-geral da JS de 2004 a 2008.

   

Beja
Pedro do Carmo

48 anos, licenciado em Direito. Deputado à Assembleia da República, tendo sido cabeça de lista por Beja em 2015. Presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS. Entre 2005 e 2015 foi presidente da Câmara Municipal de Ourique.

   

Braga
Sónia Fertuzinhos

46 anos, licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, tem o Diploma de Especialização em Estudos Europeus pela Universidade de Louvain-la-Neuve, Bélgica. Deputada à Assembleia da República, foi membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e da Assembleia Parlamentar da Nato, e fundadora do Conselho Executivo da Assembleia Interparlamentar Europeia das questões da População e Desenvolvimento. Foi a primeira presidente do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas eleita diretamente pelas militantes do Partido Socialista.

   

Bragança
Jorge Manuel Nogueiro Gomes

67 anos, empresário e gestor. Deputado à Assembleia da República, tendo sido cabeça de lista por Bragança em 2015, integra às comissões parlamentares de Defesa Nacional, e de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa. Foi Governador Civil de Bragança e secretário Estado da Administração Interna. Presidiu à Federação de Bragança do PS.

   

Castelo Branco
Hortense Martins

52 anos, licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e inscrita na Ordem dos Economistas. Deputada à Assembleia da República, tendo sido cabeça de lista por Castelo Branco em 2015. É membro efetivo da Delegação Portuguesa da UIP – União Interparlamentar que reúne os Parlamentos do Mundo (ONU) desde 2016, tendo sido eleita para a delegação Internacional da União Interparlamentar (UIP) e na qual pertence à Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Finanças e Comércio. Vice-presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil, é membro do Grupo de Amizade Portugal-México e Portugal-Argentina. Presidente da Federação de Castelo Branco do PS.

   

Coimbra
Marta Temido

45 anos, licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, tem um Mestrado em Gestão e Economia da Saúde, pela Faculdade de Economia da mesma universidade, e é doutorada em Saúde Internacional, pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. Especializada em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Ministra da Saúde no XXI Governo Constitucional.

Foi presidente não executiva do conselho de administração do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa. Entre 2016 e 2017, foi presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde. Presidiu à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, entre 2013 e 2015.

   

Europa
Paulo Pisco

57 anos, licenciado em Filosofia, tem uma pós-graduação em Estudos Europeus pela Université Libre de Bruxelles. Jornalista de profissão escreve na imprensa nacional e para inúmeros jornais das comunidades na Europa. Deu aulas de Assuntos Europeus no Instituto Nacional de Administração. Deputado à Assembleia da República, tendo sido cabeça de lista pelo círculo da Europa em 2015, é coordenador dos deputados socialistas na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. É presidente do Grupo Parlamentar de Amizade com o Luxemburgo e vice-presidente no Grupo Parlamentar de Amizade com a França. É membro da Comissão das Migrações e Refugiados da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e vice-presidente da Subcomissão das Diásporas.

   

Évora
Luís Capoulas Santos

68 anos, licenciado em Sociologia. Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural no XXI Governo Constitucional. Deputado à Assembleia da República em várias Legislaturas, foi cabeça de lista por Évora em 2015. Foi deputado ao Parlamento Europeu entre 2004 e 2014, tendo exercido a 1ª vice-presidência da Assembleia Parlamentar Euro-Latina-Americana – EUROLAT e sido relator para as Reformas da Política Agrícola Comum (PAC) de 2008 e de 2013. Foi ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, entre 1998 e 2002, e secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, entre 1995 e 1998.

   

Faro
Jamila Madeira

44 anos, licenciada em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão, com Mestrado em Finanças pelo INDEG/ISCTE. Deputada à Assembleia da República nas VIII, IX e XI e XIII Legislaturas. Deputada ao Parlamento Europeu entre 2004 e 2009. Foi Secretária-geral da Juventude Socialista entre 2000 e 2004, tendo sido vice-presidente da União Internacional de Juventudes Socialistas (IUSY) e membro do Bureau da Organização Europeia de Juventudes Socialistas (ECOSY).

   

Fora da Europa
Augusto Santos Silva

63 anos, doutorado em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Ministro dos Negócios Estrangeiros no XXI Governo Constitucional. Foi ministro da Defesa Nacional no XVIII Governo Constitucional, ministro dos Assuntos Parlamentares no XVII Governo Constitucional e ministro da Cultura no XIV Governo Constitucional, no qual foi também ministro da Educação e secretário de Estado da Administração Educativa. Deputado à Assembleia da República em duas Legislaturas.

 

   

Guarda
Ana Mendes Godinho

47 anos, licenciada em Direito pela Faculdade da Universidade de Lisboa, com pós-graduação em Direito do Trabalho e Legística e Ciência da Legislação. Secretária de Estado do Turismo no XXI Governo Constitucional. Foi vice-presidente do Turismo de Portugal, administradora da Turismo Capital e da Turismo Fundos, e vice-presidente do Conselho geral do Fundo Imobiliário de Apoio às Empresas. Foi também membro do Conselho Consultivo do INATEL.

   

Leiria
Raul Miguel Castro

70 anos, licenciado em Ciência Política, na variante de Ciências do Estado, pela Universidade Internacional, com pós-graduação em Gestão Autárquica e em Políticas Públicas, sendo mestrando em Administração e Políticas Públicas, no ISCTE. Foi presidente da Câmara Municipal da Batalha e é atualmente presidente da Câmara Municipal de Leiria.

   

Lisboa
António Costa

58 anos, licenciado em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Estudos Europeus pela Universidade Católica. Advogado. Primeiro-ministro no XXI Governo Constitucional, foi ministro de Estado e da Administração Interna no XVII Governo Constitucional, ministro da Justiça no XIV Governo Constitucional, ministro e secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares no XIII Governo Constitucional. Deputado à Assembleia da República desde 1991, foi cabeça de lista por Lisboa em 2015, tendo sido também presidente do Grupo Parlamentar do PS. Foi deputado e vice-presidente do Parlamento Europeu. Presidiu à Câmara Municipal de Lisboa entre 2007 e 2015. É Secretário-geral do PS desde novembro de 2014.

   

Madeira
Carlos Pereira

49 anos, licenciado em Economia com duas pós-graduações em Planeamento e Gestão do Turismo, e Economia e Sociologia Rural. Deputado à Assembleia da República, tendo sido cabeça de lista pela Madeira em 2015, é membro da União Interparlamentar e vice-presidente dos grupos de amizade de Portugal com Cabo Verde, África do Sul Venezuela. Foi deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e presidente do Grupo Parlamentar do PS. Foi presidente do PS-Madeira e vereador não executivo na Câmara Municipal do Funchal.

   

Portalegre
Luis Moreira Testa

41 anos, jurista. Deputado à Assembleia da República, tendo sido cabeça de lista por Portalegre em 2015, é coordenador dos deputados socialistas na Comissão de Economia, Inovação e Obras públicas. Membro da Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, onde é presidente da Comissão de Economia, Ambiente e Cooperação. Presidiu à Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, entre 2009 e 2012. Presidente da Assembleia Municipal de Portalegre, desde 2017, preside à Federação de Portalegre do PS.

   

Porto
Alexandre Quintanilha

73 anos, doutorado em Física Teórica, em Johannesburg. Foi professor e diretor de um Centro de Estudos Ambientais na Universidade de Berkeley e professor no ICBAS-UPorto. Fundou e dirigiu o IBMC e o Laboratório Associado IBMC-INEB e presidiu ao grupo responsável pela implementação do consórcio i3S. Presidiu a vários comités da ESF, da OECD, da Comissão Europeia e de outras organizações internacionais de investigação. Atualmente preside à CEIC e ao Conselho de Escola da ENSP-UNL. Deputado à Assembleia da República, preside à Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

   

Santarém
Alexandra Leitão

46 anos, licenciada, mestre e doutorada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Secretária de Estado Adjunta e da Educação no XXI Governo Constitucional. Professora Auxiliar na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2011, foi vogal do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República entre 2011 e 2015 e membro do Conselho Superior da Magistratura entre 2005 e 2009.

   

Setúbal
Ana Catarina Mendes

46 anos, licenciada em Direito. Advogada. Deputada à Assembleia da República, tendo sido cabeça de lista por Setúbal em 2015, é primeira vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS. Presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa desde 2016, preside também ao Grupo de Amizade Portugal-China. É Secretária-geral adjunta do Partido Socialista.

 

   

Viana do Castelo
Tiago Brandão Rodrigues

42 anos, doutorado pela Universidade de Coimbra, fez toda a sua investigação laboratorial entre Dallas e Madrid. Especialista no metabolismo cerebral em doenças neurodegenerativas, foi investigador na área da oncologia na Universidade de Cambridge. Adido Olímpico da missão portuguesa aos Jogos de Londres de 2012. Ministro da Educação no XXI Governo Constitucional, foi cabeça de lista à Assembleia da República por Viana do Castelo em 2015.

   

Vila Real
Ascenso Simões

56 anos, licenciado em Ciências Empresariais pelo ISCET e mestre em Gestão pela UTAD, é ainda titular do Master em Segurança Internacional e Globalização (UL) e do Programa de Alta Direção para Executivos (AESE/IESE), pós-graduado em Auditoria Pública (IDEFF) e em Gestão Pública (UTAD). Deputado à Assembleia da República, tendo sido cabeça de lista por Vila Real em 2015, é membro do Conselho Superior de Informações. Desempenhou as funções de secretário de Estado da Administração Interna, de secretário de Estado da Proteção Civil e de secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas no XVII Governo Constitucional, de 2005 a 2009.

   

Viseu
João Nuno Gonçalves Azevedo

44 anos, licenciado em Educação Física e pós-graduado em Administração e Planificação da Educação. Presidente da Câmara Municipal de Mangualde desde 2009, é ainda presidente do Conselho Regional do Centro, membro efetivo do Comité das Regiões na União Europeia, vice-presidente do Turismo Centro de Portugal e vice-presidente Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.



Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019