770

25 Maio 2018

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Aula Magna
PS apresenta hoje cabeças de lista
AUTOR

PS

DATA

17.07.2015

FOTOGRAFIA

Jorge Ferreira

PS apresenta hoje cabeças de lista

O Secretário-geral do PS, António Costa, apresenta esta tarde, às 17h30, numa sessão no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, os cabeças de lista do partido às legislativas, aprovados na passada semana pela Comissão Política Nacional. 

 

São estes os cabeças de lista do Partido Socialista às eleições legislativas de 2015:

 

 

AVEIRO

PEDRO NUNO SANTOS

Economista, deputado do PS na Assembleia da República, e responsável, enquanto vice-presidente do GP/PS, pela Comissão de Economia e pela Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BES na última legislatura. Presidente da Federação de Aveiro do PS. Foi secretário-geral da JS entre 2004 e 2008.

 

BEJA
PEDRO NUNO RAPOSO PREZERES DO CARMO

Licenciado em Direito. Presidente da Câmara Municipal de Ourique desde 2005 e presidente da Federação do PS Baixo Alentejo.

 

BRAGA
MANUEL CALDEIRA CABRAL

Professor de Economia da Universidade do Minho. Doutorado em Economia pela Universidade de Nottingham. Licenciado e mestre em Economia pela Universidade Nova de Lisboa. Foi assessor do ministro das Finanças do XVIII Governo e assessor do ministro da Economia e Inovação do XVII Governo. Cooperante na Universidade em Timor Leste.

 

BRAGANÇA
JORGE GOMES

Gestor de Empresas. Secretário nacional para a Organização do Partido Socialista. Foi governador Civil de Bragança e presidente Federação do PS de Bragança.

 

CASTELO BRANCO
HORTENSE MARTINS

Economista. Gestora de Empresas. Vice-presidente do Grupo Parlamentar e presidente da Federação PS de Castelo Branco.

 

COIMBRA
HELENA FREITAS

Doutorada em ecologia pela Universidade de Coimbra e pós-doutorada pela Universidade de Stanford, EUA. É professora catedrática no departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, cujo Conselho Científico integra, e Diretora do Jardim Botânico.

 

ÉVORA
LUÍS CAPOULAS SANTOS

Sociólogo. Deputado na Assembleia da República entre 1991 e 1995 e de 2002 a 2004. Secretário de Estado da Agricultura de 1995 a 1998. Ministro da Agricultura de 1998 a 2002. Deputado Europeu de 2004 a 2014. Presidente da Federação do PS de Évora./p>

 

FARO
JOSÉ APOLINÁRIO

Jurista. Presidente da Assembleia Municipal e ex. presidente da Câmara Municipal de Faro. Presidente da Docapesca, Portos e Lotas desde 2012. Foi deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu e secretário de Estado das Pescas. Foi líder da JS.

 

GUARDA
ANTÓNIO JOSÉ SANTINHO PACHECO

Professor. Presidente da Câmara Municipal de Gouveia entre 1982 e 2002. Governador civil da Guarda de 2009 a 2011. Deputado à Assembleia da República de 2000 a 2001. Pertenceu ao Conselho Geral da ANMP e foi membro permanente do Conselho Económico e Social (CES).

 

LEIRIA
MARGARIDA MARQUES

Licenciada em Matemática- Estatística pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Foi fundadora da JS e secretária-geral de 1981 a 1984. Deputada de 1983 a 1985. É funcionária da Comissão Europeia desde 1994. Foi Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

 

LISBOA
ANTÓNIO COSTA

 

PORTALEGRE
LUÍS MOREIRA TESTA

Jurista. Presidente da Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas, entre 2006 e 2008. Presidente da Assembleia Intermunicipal do Alto Alentejo de 2009 e 2012. Presidente da Federação do PS de Portalegre.

 

PORTO
ALEXANDRE QUINTANILHA

Doutorado em Física Teórica pela Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo. Trabalhou nos Estados Unidos como professor em Fisiologia Celular tendo ainda desempenhado as funções de diretor do Centro dos Estudos Ambientais na Universidade da Califórnia, Berkeley. Vive no Porto onde foi professor catedrático de Biofísica no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Foi diretor do Instituto de Biologia Molecular e Celular e o Instituto de Engenharia Biomédica até 2010. Preside ao Conselho dos Laboratórios associado e é presidente do Conselho Nacional para a Ciência e Tecnologia.

 

SANTARÉM
VIEIRA DA SILVA

Licenciado em Economia. Docente do Ensino Superior. Vice-presidente do GP/PS. Foi ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, ministro da Economia, Inovação e Desenvolvimento. Foi secretário de Estado das Obras Públicas e secretário de Estado da Segurança Social.

 

SETÚBAL
ANA CATARINA MENDES

Advogada. Vice-presidente da bancada socialista desde 2014. É presidente da Federação do PS de Setúbal. Foi presidente da concelhia da JS de Almada e da Federação de Setúbal da JS. É deputada à Assembleia da República desde 1998.

 

VIANA DO CASTELO
TIAGO BRANDÃO RODRIGUES

Doutorado pela Universidade de Coimbra, fez toda a sua investigação laboratorial entre Dallas e Madrid. É especialista no metabolismo cerebral em doenças neurodegenerativas, o que lhe valeu o Prémio António Xavier em 2008. Desde 2010 que é investigador na área da oncologia na Universidade de Cambridge. Foi, em 2012, adido Olímpico da missão portuguesa aos Jogos de Londres de 2012.

 

VILA REAL
ASCENSO SIMÕES

Licenciado em ciências empresariais, mestre em gestão e bacharel em Administração Autárquica. É o diretor da campanha do PS às legislativas de outubro. Foi consultor técnico e administrador de empresas, e especialista em regulação económica. Foi secretário de Estado da Administração Interna, secretário de Estado da Proteção Civil e secretário de Estado do Desenvolvimento Rural. Foi professor do ensino superior politécnico.

 

VISEU
MARIA MANUEL LEITÃO MARQUES

Professora catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora permanente no Centro de Estudos Sociais. Foi secretária de Estado da Modernização Administrativa nos XVII e XVIII governos constitucionais, onde coordenou os programas Simplex. Foi a coordenadora da Agenda para a Década do PS. Coordenou vários projetos em Direito Económico, Direito da Concorrência, Sociologia do Direito e Administração Pública.

 

AÇORES
CARLOS CÉSAR

Presidente do PS desde 29 de novembro de 2014. Frequentou a Faculdade de Direito de Lisboa onde foi dirigente estudantil. Foi presidente do Governo Regional dos Açores durante 16 anos, e líder do PS/Açores, entre 1994 e 2013. Deputado nas assembleias da República e regional. Foi dirigente nacional da JS da qual é militante de honra.

 

EUROPA
PAULO PISCO

Jornalista. Licenciado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduação em Estudos Europeus na Université Libre de Bruxelles. Deputado eleito pelo Círculo da Europa e coordenador dos deputados socialistas na Comissão dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Luxemburgo. Foi recentemente condecorado com o grau de Chevalier de l’Ordre de Mérite atribuído pelo Grão-Ducado do Luxemburgo.

 

FORA DA EUROPA
ALZIRA MARIA DE SERPA SILVA

Licenciada em Filologia Germânica e especialista em Ciências Documentais e pós-graduada nas áreas da cultura, comunicação, migrações e relações interculturais. Foi professora e jornalista e diretora regional das Comunidades nos VII, VIII e IX governos regionais dos Açores. Foi deputada municipal, vereadora da Câmara Municipal da Horta e deputada regional. É adjunta da presidência da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1410
Fevereiro 2018