1027

22 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

taxas bancárias
Socialistas aprovam limites máximos para cartões
AUTOR

Ricardo Pires

DATA

10.03.2015

FOTOGRAFIA

PE

Socialistas aprovam limites máximos para cartões

Os deputados do Partido Socialista no Parlamento Europeu votaram favoravelmente a proposta de regulamento, hoje aprovada, que prevê que as operações de pagamento com cartões de débito e de crédito sejam sujeitos a uma taxa de intercâmbio máxima na UE dentro de seis meses.

 

As novas regras colocam como limites máximos 0,2 % do valor da operação para os cartões de débito e em 0,3 % para os cartões de crédito, beneficiando assim os consumidores graças à redução dos custos com estas transacções e contribuindo para reforçar a transparência, as condições de concorrência e promover a criação de um mercado de pagamentos à escala da União Europeia.

Em causa estão as taxas de intercâmbio aplicáveis às operações de pagamento por cartão como Visa e MasterCard.

Segundo a Comissão Europeia, também os retalhistas obterão poupanças devido ao pagamento de taxas mais baixas aos seus bancos, poupanças que devem ser repercutidas depois nos consumidores através de preços de venda a retalho mais baixos.

Dados recentes do Banco Central Europeu mostram que os comerciantes e consumidores continuam a pagar o preço de um mercado de pagamentos da UE fragmentado que ascende a 130 mil milhões de euros por ano.

AUTOR

Ricardo Pires

DATA

10.03.2015

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019