1085

12 Nov 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
Certidão Judicial Eletrónica vence prémio
AUTOR

João Quintas

DATA

01.10.2018

FOTOGRAFIA

dr

Certidão Judicial Eletrónica vence prémio

Projeto que permite a requisição online de certidões de processos judiciais foi distinguido pela ESOP – Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas.

 

A política de modernização da administração pública do Governo é, uma vez mais, reconhecida e valorizada, desta feita através do Prémio de software livre" Abertura", atribuído pela Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas (ESOP).

A Certidão Judicial Eletrónica visa facilitar e agilizar a obtenção de certidões de processos judiciais., através da internet. Os interessados devem aceder à Plataforma Digital da Justiça – Justiça.gov.pt., onde é atribuído um código que substitui, para todos os efeitos, o documento impresso.

Este código substitui a certidão em papel e pode ser entregue a qualquer entidade pública ou privada, para os fins necessários.

Recorde-se que, anteriormente, para obter esta certidão era necessário que o cidadão se deslocasse a um tribunal e fizesse um requerimento formal por escrito.

Desde 2017, já emitidas mais de 30 mil certidões, das quais 28% de forma totalmente automática, ou seja: não necessitando de análise manual por um funcionário, o que permite a libertação de recursos para outras tarefas de maior valor acrescentado.

Melhorar e simplificar a vida do cidadão e dos serviços da Justiça são os principais objetivos do plano de transformação da Justiça – Justiça Mais Próxima, com vista a tornar o sistema mais acessível, ágil, rápido e transparente.

AUTOR

João Quintas

DATA

01.10.2018

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019