1044

13 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Comunidades
Deputado Paulo Pisco no lançamento da Associação Portuguesa de Beausoleil
AUTOR

Catarina Correia

DATA

12.09.2018

FOTOGRAFIA

dr

Deputado Paulo Pisco no lançamento da Associação Portuguesa de Beausoleil

O deputado do PS Paulo Pisco esteve presente, no passado dia 7 de setembro, no lançamento da Associação Franco-Portuguesa de Beausoleil, um município francês onde cerca de um terço da população – que ronda os 1500 habitantes – é portuguesa. O socialista sublinhou a importância que a Associação tem para a comunidade, “que passa a dispor de um instrumento de apoio e desenvolvimento de atividades de natureza cultural”.

 

Paulo Pisco não deixou de agradecer ao presidente da câmara municipal, Gérard Spinelli, “a amizade que tem para com os portugueses e o apoio incondicional que lhes tem dado”.

A assinatura dos estatutos decorreu num restaurante português com a presença de cerca de duas dezenas de membros da comunidade. Para além de Gérard Spinelli, estiveram presentes o vereador português Jorge Gomes, um dos grandes impulsionadores da iniciativa, e Jorge Mendes, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa da região PACA – Provence-Alpes-Côte d’Azur, que irá assumir interinamente a presidência da associação.

A Associação Franco-Portuguesa será “fundamental para dar um apoio mais eficaz aos portugueses residentes em Beausoleil”, uma vez que conta com o enquadramento da câmara e do Governo português, explicou o deputado do PS eleito pelo círculo da Europa.

A comunidade portuguesa na região PACA ganhou uma nova visibilidade desde a criação do consulado honorário em Nice, há dois anos, atualmente gerido por Joaquim Pires, um empresário do sul de França. Um dos exemplos é o município de Beausoleil, que até então passava despercebido.

No último ano, Beausoleil conheceu vários atos públicos, por onde passaram o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, o embaixador de Portugal em França e o deputado do PS, Paulo Pisco. No passado mês de maio, foi inaugurado um monumento aos portugueses que participaram na I Grande Guerra.

AUTOR

Catarina Correia

DATA

12.09.2018

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019