1003

14 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Programa europeu
Net nos espaços públicos

Net nos espaços públicos

O eurodeputado Carlos Zorrinho questionou a Comissão Europeia sobre o atraso do programa europeu de acesso gratuito à Internet de alta qualidade nos espaços públicos de toda a União Europeia.

 

A demora que se verifica na implementação do Programa WiFi4EU (acesso gratuito à internet de alta qualidade nos espaços públicos de toda a União Europeia) motivou o deputado Carlos Zorrinho, relator da iniciativa no Parlamento Europeu, a ter endereçado uma questão escrita à Comissão sobre esta matéria.

Mostrando-se esperançado e na expectativa de que a iniciativa entre rapidamente em vigor, o deputado socialista não deixou, contudo, de reconhecer que uma das causas próximas que estão a atrasar o avanço desta reforma deve-se também ao facto de ela ser “vítima do seu próprio sucesso”, mas sobretudo, como também refere, “vítima de erros na preparação técnica”, entendimento que determinou as três perguntas seguintes:

“1. Quando será o programa lançado, tendo em consideração que leva já 9 meses de atraso e qual a ambição da primeira abertura de candidaturas em número de vales a disponibilizar?

2. Quais as medidas tomadas para evitar a repetição de problemas associados à metodologia escolhida para o ordenamento das candidaturas e a entrega dos vales?

3. Em que ponto se encontra o desenvolvimento do processo de autentificação único e do template universal de acesso, que são determinantes para atingir os objetivos da iniciativa WIFI4EU?”

Recorde-se que o programa WIFI4EU aprovado em 2017, deveria ter entregue os primeiros vales em janeiro de 2018. Depois de atrasos vários abriu as candidaturas em 15 maio de 2018, tendo tido uma enorme adesão imediata por parte de uma elevada percentagem dos municípios dos 28 Estados membros, o que conduziu a dificuldades na sua seleção e ordenamento.

Como relator sombra do programa Digital Europa, Carlos Zorrinho tem proposto o lançamento de uma iniciativa WiFi4EU2 2021-2027, para dar sequência ao WiFi4EU cuja vigência termina em 2020.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019