1005

18 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Açores
Lara Martinho aplaude potencial de criação de 70 postos de trabalho na Terceira
AUTOR

Catarina Correia

DATA

27.06.2018

FOTOGRAFIA

jorge ferreira

Lara Martinho aplaude potencial de criação de 70 postos de trabalho na Terceira

A deputada socialista eleita pelo círculo dos Açores Lara Martinho congratulou-se com dois “projetos estratégicos” desenvolvidos pelo Governo da República na ilha Terceira: o Centro para a Defesa do Atlântico (CeDA) e o Centro Operacional SST (Space Surveillance Tracking). Ambos têm o potencial, na fase de pleno funcionamento, de criar cerca de 70 novos postos de trabalho diretos altamente qualificados, 20 no Centro Operacional SST e 50 no Centro para a Defesa do Atlântico, como foi anunciado pelo ministro da Defesa.

 

Lara Martinho começou por saudar o ministro da Defesa, durante a sua audição na Comissão Parlamentar de Defesa Nacional, na Assembleia da República, por ter dedicado a intervenção inicial aos Açores.

Segundo a parlamentar açoriana, “é mais um claro sinal de que este Governo da República olha de outra forma para os Açores e pensa estrategicamente a região ao integrá-la em projetos estratégicos nacionais”.

A socialista apontou que o CeDA representa uma “importante oportunidade para a Base das Lajes e para a ilha Terceira”. Também o Centro Operacional SST “é outra importante notícia para a ilha” e, em especial, para o Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira (TERINOV), uma vez que o centro “poderá ser uma importante âncora para o desenvolvimento do TERINOV”, defendeu.

O ministro Azeredo Lopes explicou que o Centro Operacional SST é um projeto nacional que vai ter acesso a verbas de 500 milhões de euros da União Europeia.

 

Relatório sobre contaminação dos solos estará pronto até final do ano

Questionado por Lara Martinho sobre o estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em colaboração com o Laboratório Regional (LREC), para aprofundar alegações sobre eventuais sítios ou eventuais situações em que possa ou não existir contaminação, o ministro revelou que a conclusão do estudo está apontada para o final do presente ano, sendo que a versão intermédia será divulgada em outubro, a tempo da próxima Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América “para reforçar o diálogo entre a parte portuguesa e a norte-americana”.

Quanto ao pedido da Câmara Municipal da Praia da Vitória de cedência do porto militar da Praia da Vitória para construir um cais de cruzeiros neste porto, que é utilizado pela Força Aérea norte-americana, Azeredo Lopes disse que o pedido da autarquia foi registado, sendo que o Governo está a analisar que seguimento pode dar a esta solicitação, tratando-se de uma infraestrutura da NATO.

Lara Martinho aproveitou ainda a presença do ministro da Defesa para evidenciar a “importante cooperação” que tem existido entre o ministério e as autarquias terceirenses. Esta cooperação permitiu a resolução de situações que se encontravam paradas há algum tempo, como por exemplo a cedência de terrenos que permitiram criar dois novos pontos turísticos na ilha: o Miradouro da Boavista, na Praia da Vitória, e o Passeio Panorâmico das Baías de Angra, cuja cedência dos terrenos do Relvão se arrastava há mais de 70 anos.

Relativamente à certificação para uso civil da Base das Lajes, “uma antiga reivindicação da ilha Terceira”, a deputada do PS felicitou o Governo por esse exercício ter corrido bem, reunindo mais de 100 participantes, dando garantias de que o processo estará concluído em julho. Lara Martinho deixou ainda uma crítica aos partidos da direita, lamentando que, até à entrada em funções do Governo do PS, “nada tenha sido feito apesar dos vários anúncios”.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019