1008

25 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Dia de Portugal
António Costa nos Açores e nos EUA
AUTOR

Rui Solano de Almeida

DATA

08.06.2018

FOTOGRAFIA

dr

António Costa nos Açores e nos EUA

O primeiro-ministro, António Costa, vai estar domingo e segunda-feira em Boston e em Providence, nos Estados Unidos da América, junto da numerosa comunidade portuguesa, para se associar às comemorações do Dia de Portugal.

 

O chefe do Governo chega a Boston no domingo à tarde, num voo proveniente de Ponta Delgada, depois de ter começado a sua participação nas comemorações do Dia de Portugal na Região Autónoma dos Açores.

Na cidade norte-americana de Boston, está agendada uma iniciativa solene com o hastear da bandeira portuguesa na Praça do Município, partindo depois António Costa, na companhia do Presidente da República, para a “Waterfire”, uma festa que tem lugar há já algumas décadas na comunidade lusa, em Providence, no Estado de Rhode Island.

A segunda-feira de manhã está reservada para uma visita do primeiro-ministro, que será acompanhado pelo ministro da Ciência, Manuel Heitor, ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), organismo que tem uma parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, abrangendo várias instituições universitárias nacionais, desde 2005, altura em que em Portugal o Ministério da Ciência estava a cargo do falecido ministro Mariano Gago.

Segundo vários estudos provenientes de organismos universitários e não só, ligados à Ciência em Portugal, esta parceria é considerada como uma das que melhores resultados tem dado em todo o mundo, havendo já a garantia por parte do MIT de querer aprofundar as relações com Portugal.

Nesta visita ao Instituto de Tecnologia norte-americano, o primeiro-ministro fará uma breve intervenção, seguindo-se alguns breves contactos com alunos e professores, sendo depois António Costa esperado ao fim da manhã no Navio Escola Sagres onde, juntamente com o Presidente da República, participará num almoço volante com personalidades portuguesas locais e com representantes da Associação de Pós-Graduação Portugal/Estados Unidos, entidade que está a comemorar o seu 20º aniversário.

Nesta deslocação aos EUA, António Costa partirá depois para São José, na Califórnia, onde permanecerá três dias, e antes de regressar a Lisboa, no dia 16, fará ainda uma etapa final em Nova Iorque.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019