1044

13 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

45 ROSTOS – 45 MARCAS
ANTÓNIO COSTA E PLANO TECNOLÓGICO
AUTOR

Partido Socialista

DATA

10.05.2018

FOTOGRAFIA

Partido Socialista

ANTÓNIO COSTA E PLANO TECNOLÓGICO

O Partido Socialista celebrou, no passado dia 19 de abril, o 45º aniversário da sua fundação. 45 anos ao serviço de Portugal, das portuguesas e dos portugueses. Uma História que orgulha todos os socialistas e que está plasmada em rostos e em marcas deixadas na nossa sociedade, que temos vindo a destacar diariamente ao longo das últimas semanas.

 

O AS Digital de hoje destaca a figura de António Costa. O atual Secretário-geral do Partido Socialista iniciou o seu percurso político aos 14 anos de idade ao filiar-se na Juventude Socialista. Em 1983 foi eleito membro da Assembleia Municipal de Lisboa, tendo sido reeleito, em 1987, para um novo mandato. Eleito pela primeira vez como deputado à Assembleia da República em 1991, António Costa foi cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Loures nas eleições autárquicas de 1993, cuja campanha eleitoral ficou marcada pela corrida entre um burro e um Ferrari (que o burro venceu) como forma de salientar as graves dificuldades de aceder a Lisboa à hora de ponta através da Calçada de Carriche.
Além de deputado e vice-presidente do Parlamento Europeu, António Costa exerceu diversas funções governativas, nomeadamente, enquanto Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Ministro dos Assuntos Parlamentares, Ministro da Justiça, Ministro de Estado e Ministro da Administração Interna. O atual líder socialista veio a emprestar toda a sua vasta experiência executiva ao serviço da Câmara Municipal de Lisboa, da qual foi presidente entre 2007 e 2015.
Em 2014, António Costa venceu as primeiras eleições diretas do Partido Socialista e foi eleito Secretário-geral do partido, cargo que veio a renovar em 2016. O atual Primeiro-ministro e Secretário-geral do PS, António Costa é, sem dúvida, um dos nossos rostos.

O Plano Tecnológico é o destaque desta edição enquanto marca da ação do PS. Face à necessidade de estimular a inovação e a modernização tecnológica e promover a qualificação dos portugueses, o XVII Governo constitucional implementou o Plano Tecnológico, por forma a concretizar um conjunto de políticas que permitissem incentivar a criação e fomentar o conhecimento, como elementos essenciais para transformar e melhorar o país e capacitar os portugueses para o futuro. O Plano Tecnológico assumiu três eixos estratégicos de intervenção: o conhecimento, a tecnologia e a inovação. O Plano Tecnológico constitui o início de uma nova era em Portugal que permitiu aumentar as competências das pessoas, recuperar do atraso estrutural que o país registava face a muitos países e incentivar a criação e o conhecimento. O Plano Tecnológico foi decisivo para a transformação e desenvolvimento que o país tem vindo a conhecer, pelo que é justamente tido como uma marca do PS.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

10.05.2018

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019