1006

19 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Parlamento
Economia do mar requer um amplo consenso político
AUTOR

Catarina Correia

DATA

10.04.2018

FOTOGRAFIA

Partido Socialista

Economia do mar requer um amplo consenso político

O Partido Socialista considera que o mar é um dos principais recursos do país que está por explorar. Por isso, vai levar a debate no Parlamento, na próxima quinta-feira, o tema da ‘economia do mar e setor marítimo-portuário’, defendendo que esta área requer um amplo consenso político.


O deputado do PS João Azevedo Castro sublinha que o tema da economia do mar vai subir pela primeira vez para debate em plenário nesta legislatura, sendo necessário o Parlamento fazer “uma reflexão sobre uma questão que é estratégica”. “A Assembleia da República deve envolver-se neste tema, porque o mar é um dos principais recursos do país e está por explorar”, apontou o parlamentar eleito pelo círculo dos Açores.
“Em relação à economia do mar, admito que pode haver alguma divergência política [entre esquerda e direita] sobre o peso que deve ter o Estado, ou sobre o papel do setor empresarial. Mas deve existir consenso político em torno da ideia de que o mar é uma prioridade nacional”, referiu.
João Azevedo Castro destacou que o setor marítimo-portuário tem registado “um elevado crescimento, quer no que se refere a cargas, quer no que respeita a navios de cruzeiro”.
O socialista considerou ainda que “2018 pode ser um ano relevante para o processo de extensão da plataforma continental”, aludindo ao facto de a Comissão de Limites das Nações Unidas estar em vias de retomar esta questão.
“Queremos também que haja uma reflexão sobre gestão sustentável da pesca e sobre a aquacultura. O mar tem um potencial de emprego muito grande, o que é um dado relevante para a economia nacional”, acrescentou.

AUTOR

Catarina Correia

DATA

10.04.2018

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019