1092

21 Nov 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Juventude Socialista
Roteiro da Coesão presente em Setúbal
AUTOR

Partido Socialista

DATA

28.03.2018

FOTOGRAFIA

dr

Roteiro da Coesão presente em Setúbal

O Roteiro da Coesão Territorial da Juventude Socialista passou, no último domingo, 25 de março, pelo distrito de Setúbal, com um conjunto de visitas a várias zonas dos concelhos de Sesimbra, Palmela e Setúbal.

 

Assinalando a importância da economia ligada ao mar, à cultura, ao património, ao turismo e, ainda, à relevância da vertente social, foi possível conhecer de perto alguns exemplos destes territórios no litoral, afirmando a ideia de que o debate sobre a coesão territorial apenas faz sentido congregando o território do país como um todo.

A comitiva dos jovens socialistas, composta pelo Secretário-geral, Ivan Gonçalves, pelo secretário nacional para a Coesão Territorial, Fábio Pinto, pelo presidente da estrutura federativa de Setúbal, Filipe Pacheco, e por muitos outros dirigentes e militantes do distrito, começou por visitar o Museu Marítimo, na vila de Sesimbra, equipamento que reúne um valioso espólio ligado ao mar e à pesca e que faz parte de um plano integrado de valorização da cultura marítima e piscatória deste concelho.

O Roteiro prosseguiu, depois, em Palmela, tendo percorrido todo o centro histórico e o Castelo desta vila, onde foi possível conhecer alguns dos problemas de acessos e de infraestruturas que afetam as populações aí residentes.

De seguida, os jovens socialistas visitaram o Forte de S. Filipe e o Bairro da Liberdade, em Setúbal, o primeiro um bom exemplo de como a manutenção e as intervenções de conservação e restauro têm sido fundamentais para o turismo do município, a segunda visita revelando como os sucessivos executivos camarários têm esquecido parte das populações, numa zona degradada e onde, em pleno séc. XXI, ainda não existem acessos alcatroados ou saneamento básico.

“A Juventude Socialista continua a percorrer todo o país num roteiro que ambiciona realizar um conjunto de atividades descentralizadas de debate alargado sobre o tema da coesão territorial e sobre a forma como o Estado poderá ter uma administração mais próxima das populações”, assinalou, no final da iniciativa, Ivan Gonçalves.

Por seu lado, o líder da Federação de Setúbal da JS, Filipe Pacheco, sublinhou a importância da visita “onde se procurou valorizar algumas das potencialidades desta região que, embora composta na sua maioria por territórios litorais, possui zonas com várias características que em muito se assemelham às regiões de menor densidade populacional”.

Além disso, acrescentou, “é muito importante conhecer diversas realidades deste distrito, de forma a permitir perceber a importância de um modelo de desenvolvimento territorial que se quer global, equilibrado e sustentável, tanto no distrito como no país”.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

28.03.2018

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019