1046

17 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Conselho Europeu
António Costa destaca reconhecimento do percurso do país
AUTOR

Partido Socialista

DATA

22.03.2018

FOTOGRAFIA

dr

António Costa destaca reconhecimento do percurso do país

O primeiro-ministro, António Costa, destacou hoje, à entrada para o Conselho Europeu, o reconhecimento pelos parceiros europeus do percurso que Portugal tem vindo a prosseguir em matéria de equilíbrio das contas públicas e resultados económicos positivos, apontando ao “momento importante” de confirmação da saída da lista de países com desequilíbrios macroeconómicos excessivos.

 

“O momento mais importante vai ser quando, no Semestre Europeu, for confirmada a saída de Portugal da lista dos países que estão num desequilíbrio macrofinanceiro excessivo”, disse António Costa, em breves declarações à entrada da cimeira, que decorre hoje e amanhã em Bruxelas.

O líder do executivo português salientou ainda que na cimeira do euro, que terá lugar na sexta-feira, e em que participa, na qualidade de presidente do Eurogrupo, o ministro Mário Centeno, deverá avançar-se “nas questões importantes em matéria da união bancária e da estabilização da zona euro”. “Todos temos que trabalhar para que haja decisões concretas em junho”, adiantou.

António Costa antecipou ainda, para os trabalhos de sexta-feira, “uma discussão franca e aberta sobre aquilo que deve ser o futuro da capacidade orçamental, que permita financiar o esforço de investimento que é necessário fazer para reforçar a convergência das economias da zona euro, que é o melhor garante de estabilidade para prevenir os riscos de futuras crises”.

“O euro merece bem esse esforço de consolidação”, concretizou.

Na chegada ao primeiro dia da cimeira, os líderes europeus apresentaram-se com um laço branco na lapela, com a inscrição “22.3”, assinalando o segundo aniversário dos atentados no aeroporto e no metro de Bruxelas.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

22.03.2018

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019