1044

13 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Extração de urânio
PS intransigente na proteção das populações face aos riscos ambiental e de saúde
AUTOR

Catarina Correia

DATA

19.03.2018

FOTOGRAFIA

jorge ferreira

PS intransigente na proteção das populações face aos riscos ambiental e de saúde

O deputado do PS Santinho Pacheco pediu hoje ao Executivo que tome todas as medidas adequadas para proteger, no território nacional, os valores naturais e ambientais, no âmbito da exploração de urânio em Salamanca, Espanha.

 

“A extração de urânio é uma atividade de elevado risco, com forte impacto ambiental e na saúde pública”, alertou, no Parlamento, o socialista eleito pelo círculo da Guarda, lembrando que na província espanhola de Salamanca “decorrem, discretamente, desde 2013 estudos e trabalhos preparatórios para a extração de urânio a céu aberto, com lavagem de milhões de toneladas de terras e a eventual condução das águas utilizadas para a bacia hidrográfica do Douro, através do rio Yeltes”.

“Os deputados do Partido Socialista não aceitam que este processo ocorra sem o envolvimento de Portugal”, assegurou Santinho Pacheco, revelando que o partido acredita que o Governo espanhol não fugirá “às suas responsabilidades”, acabando por se negar “à avaliação conjunta que um investimento desta natureza obriga”.

No entanto, para salvaguardar a segurança das populações raianas, o PS pediu ao Executivo que assegure efetivamente o cumprimento do Protocolo de Atuação entre Portugal e Espanha, exigindo o respeito pelas normas internacionais. Os socialistas querem ainda que o Governo instale, com a maior brevidade possível, uma estação de controlo radiológico no Douro.

“O senhor Presidente da República, a Assembleia da República e o Governo, os autarcas e as populações, a comunicação social, o país como um todo devem exigir e defender para toda a Europa ouvir: queremos a raia de Espanha verde, limpa e viva”, apelou o parlamentar.

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019