1004

17 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Modernização
Justiça mais próxima completa dois anos com 63 medidas concluídas
AUTOR

Partido Socialista

DATA

02.03.2018

FOTOGRAFIA

Partido Socialista

Justiça mais próxima completa dois anos com 63 medidas concluídas

O plano de modernização "Justiça + Próxima" completou dois anos, com mais de metade das medidas anunciadas em março de 2016 já concluídas e com 43 atualmente em execução.

 

Integrado no programa de modernização administrativa Simplex, o plano de ação "Justiça + Próxima", composto inicialmente por cerca de 120 medidas e já entretanto alargado, marcou o momento fundador das mudanças que o XXI Governo Constitucional introduziu na modernização do sector, assentes nos pilares da eficiência, inovação, proximidade e humanização, contribuindo para o desenvolvimento de uma justiça ágil, transparente e mais próxima do cidadão.

O plano tem na sua face mais visível a interação diária com os cidadãos que recorrem aos serviços da justiça, registando já o acesso mensal de cerca de 100 mil pessoas à plataforma digital da justiça, em justiça.gov.pt, onde podem ser utilizados 60 serviços já integrados.

São disso exemplo os 33 mil registos criminais emitidos em 2017 (42 mil até hoje), a Certidão Judicial Eletrónica - com mais de oito mil emissões, e o acesso aos processos executivos, com mais de seis mil consultas.

Uma justiça mais próxima do cidadão é também uma justiça mais clara. É nessa observância que as citações e notificações com origem nos tribunais e dirigidas aos cidadãos e empresas estão a ser progressivamente simplificadas, refletindo uma forma mais simples de comunicação. Utilizando este serviço, foram já emitidas mais de 100 mil notificações no novo formato nas injunções, seguindo-se agora a intervenção nos mais de cinco mil modelos restantes utilizados nos tribunais.

Iniciado como projeto piloto em Sintra, o Tribunal +, que disponibiliza um novo modelo de atendimento e simplificação de informação nas secretarias e em instrumentos de suporte à gestão, prevê também o seu alargamento a 52 tribunais em 2018, passando a beneficiar anualmente cerca de 1,5 milhões de pessoas.

Dois anos depois, a Justiça está a mudar. Mais ágil, mais transparente e mais próxima dos cidadãos.

 

 

 

 

 

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

02.03.2018

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019