1004

17 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Administração Pública
Governo avança com Centro de Competências Digitais

Governo avança com Centro de Competências Digitais

Dotar os serviços do Estado de recursos especializados e, simultaneamente, reduzir a contratação de serviços externos são os objetivos centrais do novo Centro de Competências Digitais da Administração Pública (TicAPP).

 

A notícia deste segundo centro de competências – o primeiro foi na área dos serviços jurídicos – foi avançada recentemente pelo primeiro-ministro, sendo concretizado agora, mediante resolução do Conselho de Ministros.

Após a mais recente reunião do Governo, a ministra da Presidência explicou aos jornalistas que a criação do TicAPP visa “dotar a Administração Pública de mais recursos especializados de forma a melhorar o seu projeto de transformação digital”.

Segundo pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros, o Executivo liderado por António Costa quer também diminuir o volume de contratações de serviços externos nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, “com correspondentes ganhos de eficiência e eficácia”.

“Ao TicAPP caberá fazer o levantamento e melhoria dos vários sistemas de informação existentes, assim como o apoio às diferentes áreas governativas na modelação, otimização, simplificação e integração do recurso a tecnologias”, esclarece o documento.

Para concretizar esta medida, o Governo socialista aprovou a equiparação da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) a entidade pública empresarial, de forma a “permitir a instalação e funcionamento do TicAPP como grupo de projeto no âmbito da AMA”.

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019