1003

14 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Modernização administrativa
Governo cria passaporte para viajante frequente
AUTOR

Partido Socialista

DATA

16.02.2018

FOTOGRAFIA

Jorge Ferreira

Governo cria passaporte para viajante frequente

Os cidadãos que viajam com maior frequência vão poder usufruir de um novo documento – o passaporte para viajante frequente – que permitirá uma poupança de custos e tempo despendido na renovação. Esta foi uma das medidas aprovadas ontem pelo Governo, em Conselho de Ministros, inscrevendo-se no cumprimento de mais uma medida do programa Simplex.

 

“Dando prossecução à medida Simplex 177, o novo modelo de passaporte português para viajantes frequentes conta com mais páginas que o passaporte comum, 48 em vez de 32, permitindo reduzir as necessidades de renovação do documento, o que garante aos titulares uma poupança significativa nos tempos de espera, nas deslocações e nos custos que lhe estão associados”, refere o comunicado do Executivo.

De acordo com as boas práticas de promoção da cidadania inclusiva, o novo passaporte irá também incluir uma vinheta em escrita braille para os cidadãos invisuais.

Ainda segundo a nota do Governo, todos os documentos de viagem portugueses passam a seguir o modelo de passaporte eletrónico português, “nomeadamente o especial e para estrangeiros”, em observância da prossecução de “uma política uniforme de segurança dos documentos de viagem, alinhada com as normas de segurança aplicáveis ao passaporte eletrónico português”.

Fica ainda prevista a possibilidade de se pedir a emissão de passaporte por via online em caso de extravio, destruição ou furto no estrangeiro.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

16.02.2018

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019