1050

23 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Amanhã
António Costa em Madrid com agenda política e cultural
AUTOR

Partido Socialista

DATA

05.02.2018

FOTOGRAFIA

dr

António Costa em Madrid com agenda política e cultural

O primeiro-ministro, António Costa, desloca-se esta terça-feira, 6 de fevereiro, a Madrid, onde reunirá com o seu homólogo espanhol, Mariano Rajoy, assistindo depois à inauguração de uma exposição dedicada ao poeta Fernando Pessoa no museu Rainha Sofia.

 

No encontro com o chefe do Governo de Espanha, que decorrerá sob a forma de um almoço de trabalho no Palácio da Moncloa, estarão na agenda a preparação da próxima cimeira ibérica, assim como os preparativos da cimeira tripartida com Espanha e França, consagrada às interligações elétricas, de que Portugal será anfitrião no início deste ano.

António Costa e Mariano Rajoy irão ainda preparar a próxima cimeira informal dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que reúnem a 23 de fevereiro em Bruxelas.

 

Pessoa no Rainha Sofia

Ao final do dia, às 18h30 de Lisboa, António Costa participa na sessão inaugural da exposição “Pessoa. Toda a arte é uma forma de literatura”, dedicada ao poeta e escritor português, que poderá ser visitada no museu Rainha Sofia de 7 de fevereiro até 7 de maio.

Partindo da obra literária de Pessoa, a exposição vai reunir várias obras de artistas portugueses, relacionadas com as principais correntes estéticas de Portugal desde os inícios do século XX até 1935.

Com curadoria da historiadora de arte Ana Ara e do subdiretor do museu Rainha Sofia, João Fernandes, a mostra vai ter uma seleção de obras de José de Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso, Eduardo Viana, Sarah Affonso e Júlio, entre outros.

A mostra dedica também especial atenção às revistas publicadas durante este período, como A Águia, Orpheu, K4 O Quadrado Azul, Portugal Futurista e Presença, em que foram publicados alguns textos de Pessoa, e que serviram como caixa de ressonância para as ideias vanguardistas, exercendo grande influência estética e ideológica na intelectualidade portuguesa da primeira metade do século XX.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

05.02.2018

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019