1046

17 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Cultura
Manuel Alegre recebe Prémio Camões 2017
AUTOR

Partido Socialista

DATA

02.02.2018

FOTOGRAFIA

dr

Manuel Alegre recebe Prémio Camões 2017

O Prémio Camões 2017 é hoje entregue ao escritor e poeta Manuel Alegre, numa cerimónia no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, onde estarão presentes, entre muitas personalidades, o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

 

Manuel Alegre conta com uma carreira literária de mais de 50 anos, paralelamente a uma marcante intervenção cívica e política, destacando-se, neste aspeto, as obras “A Praça da Canção” e “O Canto e as Armas”.

A investigadora Paula Morão, que presidiu ao júri do prémio, assinalara, já em junho passado, quando foi dado a conhecer o nome do vencedor, que a distinção a Manuel Alegre era “justíssima”.

“Penso que faz todo o sentido e que o Prémio Camões é uma referência fundamental para a obra de Manuel Alegre. Considero o prémio justíssimo e adequado, pelo escritor e pela figura cívica que ele é”, disse então, lembrando que vários dos poemas de Alegre são conhecidos do povo português e já foram adaptados musicalmente por artistas consagrados como Amália Rodrigues, Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, Luís Cília, António Portugal, Janita Salomé, entre outros.

Entre as personalidades que assistirão à cerimónia de hoje, estarão também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o antigo Presidente da República António Ramalho Eanes, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e o escritor Mia Couto, entre outros, para além do primeiro-ministro, que usará da palavra, tal como o embaixador do Brasil em Lisboa, Luiz Alberto Figueiredo Machado.

A cerimónia encerra com uma atuação da fadista Maria Ana Bobone, que interpretará “Mariana”, “Meu nome é nome de mar” e “Nós as meninas”, poemas de autoria de Manuel Alegre.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

02.02.2018

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019