1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

2 e 3 de fevereiro
Escola de Inverno do DNMS
AUTOR

Partido Socialista

DATA

31.01.2018

FOTOGRAFIA

Partido Socialista

Escola de Inverno do DNMS

O Departamento Nacional das Mulheres Socialistas (DNMS) organiza, nos próximos dias 2 e 3 de fevereiro, a iniciativa “Escola de Inverno – Planeta 50/50: Lideranças Políticas e Empresariais & Conciliação”, que tem lugar na Casa da Cultura de Coimbra.

 

O Planeta 50/50 - um passo decisivo para a Igualdade de Género - é o desafio lançado pelas Nações Unidas, no âmbito da Agenda 2030, para garantir o desenvolvimento sustentável das sociedades.

Em Portugal, apesar das medidas e leis positivas que têm vindo a ser adotadas, quer na tomada de decisão económica, como a Lei da Paridade de 2006, quer a recente Lei para uma representação equilibrada de género na liderança das empresas, ou ainda a Proposta de Lei para combater as desigualdades salariais, aprovada pelo atual Governo e em discussão na Assembleia da República, continua a ser muito baixo o número de mulheres presentes nas lideranças, com desperdício das suas qualificações e competências.

É por isso fundamental, para além de sublinhar a importância destas medidas para o aprofundamento da democracia e o reforço de um equilíbrio de género, que têm a marca do contributo essencial do Partido Socialista, continuar a olhar para os caminhos ainda a percorrer.

As políticas de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal são essenciais, neste contexto, para combater os desequilíbrios e outras discriminações de género que ainda persistem no mercado de trabalho.

O DNMS tem acompanhado e participado na definição ativa desta Agenda, a fim de se encontrarem bases consensuais entre os parceiros sociais e encontrarem estratégias de prevenção e combate deste tipo de discriminações identificadas em todo o território nacional.

Nas palavras da presidente do DNMS, Elza Pais, esta “Escola de Inverno” pretende constituir mais um contributo “para que se faça o que ainda não foi feito”.

Conheça o programa aqui.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

31.01.2018

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019