1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Edmundo Pedro
“Deixa-nos mais um dos homens a quem devemos a Liberdade”
AUTOR

Partido Socialista

DATA

29.01.2018

FOTOGRAFIA

DR

TÓPICOS

“Deixa-nos mais um dos homens a quem devemos a Liberdade”

"É com muita tristeza que tomei conhecimento do falecimento do meu camarada Edmundo Pedro.

Resistente desde sempre à ditadura, demonstrou uma coragem extraordinária, participando em múltiplas tentativas de derrube da ditadura, nunca desistindo perante a constante repressão de que foi vítima desde a juventude, quando foi preso ainda menor no Campo de Concentração do Tarrafal.

Em janeiro de 2016, em conjunto com João Soares, fiz questão de assinalar o seu nome entre a lista dos prisioneiros no Tarrafal.

Depois do 25 de Abril destacou-se como militante, dirigente e deputado do Partido Socialista, tendo sido elemento fundamental na articulação civil e militar na defesa da Liberdade contra a deriva totalitária no período da revolução.

Durante anos, sofreu em doloroso silêncio acusações que a História veio a confirmar injustas.

Legou-nos por fim várias obras com o testemunho histórico da sua longa luta pela liberdade, antes e depois do 25 de Abril.

Aos 99 anos deixa-nos mais um dos Homens a quem devemos a nossa Liberdade".

António Costa, Secretário-geral do PS

 

"Edmundo Pedro foi um dos lutadores pela Liberdade e pela Democracia mais corajosos e íntegros que o nosso País conheceu ao longo da Ditadura, como nos anos que sucederam ao 25 de Abril de 1974. Do Tarrafal aos calaboiços da "prisão portuguesa", da palavra aos atos, Edmundo Pedro foi sempre a certeza do combatente leal e solidário. Esteve, igualmente, com Mário Soares, na fundação do Partido Socialista.

Conheci-o logo após a Revolução e lembro bem a sua ajuda essencial e destemida. Uma ajuda da qual o PS, na minha região dos Açores, também foi beneficiário. Nunca lhe poderemos pagar por inteiro o sacrifício das suas lutas, mas importa tê-lo nas nossas memórias como um dos nossos a quem ficámos muito a dever".

Carlos César, presidente do PS

 

"Foi com grande tristeza que tive conhecimento do falecimento de Edmundo Pedro. Antifascista, grande democrata, Edmundo Pedro era um amigo por quem tinha uma grande admiração".

Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República e antigo Secretário-geral do PS

 

"Perde-se uma das figuras mais importantes da resistência ao fascismo e perde-se um grande democrata e um grande socialista.

Desde muito jovem a combater por ideais e por causas, merece a admiração daqueles que lutaram pela liberdade em Portugal. É um símbolo dessa batalha.

Era um verdadeiro homem livre e um verdadeiro militante pela liberdade".

António Campos, fundador do PS

 

"Honrarmos a nossa história é essencial para construirmos o nosso futuro.

Edmundo Pedro foi uma figura incontornável da família socialista e ficará para a história como um dos mais carismáticos lutadores pela liberdade em Portugal.

Ficamos mais pobres".

Ivan Gonçalves, Secretário-geral da Juventude Socialista

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

29.01.2018

TÓPICOS
Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019