1046

17 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

2017 em revista
O adeus a Soares e a maior vitória eleitoral de sempre
AUTOR

Partido Socialista

DATA

28.12.2017

FOTOGRAFIA

jorge ferreira

O adeus a Soares e a maior vitória eleitoral de sempre

O Partido Socialista viveu em 2017 um ano de desafios, conquistas, compromissos com o país e os portugueses. Com intensa atividade partidária e parlamentar, soube estar à altura da sua tradição de abertura e diálogo, conquistou uma vitória histórica nas eleições autárquicas e viveu também o luto pela perda do seu fundador e figura maior da democracia portuguesa, Mário Soares.

 

O AS Digital recorda alguns momentos marcantes do ano que finda.

 

Janeiro

Portugal perdeu o pai da Liberdade e da Democracia. O Partido Socialista, a sua maior referência, o fundador e militante nº1, figura maior e indelével do socialismo democrático português e europeu.

A 7 de janeiro deixou-nos Mário Soares, figura ímpar e inesquecível da História de Portugal, um combatente pela conquista da liberdade e pela consolidação do regime democrático, “o rosto e a voz da liberdade portuguesa”, nas palavas do Secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa.

 

Março

O presidente do PS, Carlos César, é eleito vice-presidente da Internacional Socialista, tornando-se no quinto socialista português a integrar o “Presidium”, o órgão de direção política da organização.

O Departamento Nacional das Mulheres Socialistas (DNMS) realiza a Convenção Autárquica “Cidades 50-50 – um passo decisivo para a igualdade”, lançando um importante debate em torno das lideranças políticas paritárias. No âmbito desta iniciativa foi aprovada a Carta de Princípios para a Igualdade no Poder Local.

 

Abril

O jovem socialista português João Duarte Albuquerque é eleito presidente da Young European Socialists (YES), organização que reúne os movimentos de juventude dos partidos socialistas e sociais-democratas da Europa.

O Partido Socialista assinala os 44 anos da sua fundação, reafirmando o seu orgulho no legado destas mais de quatro décadas em que contribuiu para a construção de um Portugal democrático, europeu e fundador do Estado Social.

 

Maio

Realizou-se em Lisboa a Convenção Nacional Autárquica do PS, momento de afirmação do projeto socialista para um novo ciclo do Poder Local, assumindo o pleno desafio da descentralização de competências.

O Grupo Parlamentar do PS levou a Bragança as suas Jornadas Parlamentares, dedicadas ao tema “Portugal Melhor - Portugal de Sucesso”, dando ênfase às questões do interior, à coesão territorial e ao combate às desigualdades no país.

 

Junho

A abertura ao diálogo e participação dos cidadãos inaugura a iniciativa “PS em diálogo”, com a participação do ministro das Finanças, Mário Centeno, que respondeu em direto às perguntas dos cidadãos através das redes sociais. Uma iniciativa inovadora, a que também se associou, numa segunda edição, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

 

Outubro

A maior vitória eleitoral da história do Partido Socialista. As autárquicas deram ao PS o seu melhor resultado de sempre em eleições para o Poder Local, com a eleição de 159 presidências de câmara, mais 10 do que em 2013, integrando ainda as coligações vencedoras em duas outras autarquias e participando em mais 4 candidaturas independentes vencedoras. Em comparação com o ato eleitoral de 2013, o PS teve mais votos, mais presidências de câmara, mais presidências de junta de freguesia e mais mandatos autárquicos, reforçando a sua liderança como a maior força do Poder Local no país.

 

Novembro

“Dar voz aos cidadãos na habitação”. O Grupo Parlamentar do PS apresentou um projeto participativo inovador para alargar o debate e ouvir os cidadãos sobre as propostas do Governo socialista para uma “Nova Geração de Políticas de Habitação”.

O PS assinalou dois anos de governação socialista, num participado comício em Lisboa, reafirmando a “confiança e determinação em abrir novos caminhos ao país”.

 

Dezembro

O PS é anfitrião da reunião do Conselho do Partido Socialista Europeu (PES), encontro que afirma a visão estratégica da reforma do euro como fator de união na Europa.

Celebrando a memória e o legado de Mário Soares, o PS dá início a um ciclo de conferências abrangendo diferentes visões e períodos da vida do seu fundador, dedicadas aos temas “resistência”, “construção da democracia”, “vocação europeia” e “legado”, com a participação de personalidades de vários quadrantes.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

28.12.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019