1005

18 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Parlamento Europeu
Socialistas saúdam criação do sistema europeu de resposta a catástrofes

Socialistas saúdam criação do sistema europeu de resposta a catástrofes

O eurodeputado socialista Carlos Zorrinho saudou ontem, em Estrasburgo, a criação do sistema europeu de resposta a catástrofes (rescEU), salientando que esta á uma iniciativa que vai ao encontro do que a União Europeia precisa: “Medidas que se traduzam em benefícios diretos para as pessoas, para a sua segurança e para a sua qualidade de vida”.

 

“É importante que hoje estejamos aqui para apreciar uma iniciativa concreta, capaz de dar respostas imediatas aos cidadãos”, afirmou Carlos Zorrinho, durante a sessão plenária, no ponto da ordem de trabalhos relativo à criação do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Após referir os debates já travados no Parlamento Europeu a propósito de catástrofes, “que ganharam particular dimensão com o novo quadro de condições extremas induzidas pelas alterações climáticas”, Carlos Zorrinho considerou que em face de “uma dimensão e uma gravidade que são novas, se exigem novas e mais potentes respostas.”

“Em todos esses debates, feito o diagnóstico, se concluiu pela necessidade de passar à ação, melhorando e otimizando os mecanismos de resposta a todos os níveis e apostando na cooperação ao nível da União”, lembrou o eurodeputado socialista.

Ciente de que “a amplificação das catástrofes já não é teoria, e que convive com o quotidiano dos povos em geral e dos europeus em particular”, Carlos Zorrinho constatou com satisfação que “a amplificação da capacidade de resposta também deixou de ser teoria”.

“Esta é a boa notícia. A partir de agora existem mais fundos e meios europeus e uma estratégia comum para melhorar a proteção civil. Coloquemo-la em prática quanto antes”, advogou.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019