1044

13 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Hoje e amanhã
António Costa no último Conselho Europeu do ano
AUTOR

Partido Socialista

DATA

14.12.2017

FOTOGRAFIA

dr

António Costa no último Conselho Europeu do ano

O primeiro-ministro, António Costa, participa hoje e sexta-feira, em Bruxelas, no último Conselho Europeu de 2017, que será dominado pelas negociações em torno do ‘Brexit’, pela cooperação na defesa e por uma “Cimeira do Euro”, onde o debate em torno da União Económica e Monetária e da União Bancária estará em destaque.

 

Os trabalhos arrancam na tarde desta quinta-feira, com um debate sobre o reforço da cooperação na área da defesa, com enfoque no lançamento da cooperação estruturada permanente, de que Portugal é membro fundador.

Ao final do dia, terá lugar um jantar de trabalho sobre migrações e política externa, abordando, neste segundo ponto, a eventual renovação de sanções à Rússia devido ao conflito na Ucrânia e a decisão da administração norte-americana de transferir a embaixada em Israel de Telavive para Jerusalém.

Na sexta-feira, os líderes europeus realizarão uma “Cimeira do Euro”, alargada a outros Estados-membros fora do espaço da moeda única, com a participação do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, e do ainda presidente em exercício do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, para discutir os desafios da União Económica e Monetária e da União Bancária.

A evolução das negociações com o Reino Unido no quadro do ‘Brexit’ marcará também a agenda dos parceiros europeus, assim como outros temas relativos a assuntos sociais, educação e cultura.

A cimeira terminará à hora de almoço na sexta-feira, devendo os chefes de Estado e de Governo da União Europeia voltar a reunir-se em 23 de fevereiro do próximo ano, num encontro informal, antecedendo o próximo Conselho Europeu, agendado para 22 e 23 de março.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

14.12.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019