1005

18 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Hoje e amanhã
António Costa na Cimeira Luso-marroquina
AUTOR

Partido Socialista

DATA

04.12.2017

FOTOGRAFIA

dr

António Costa na Cimeira Luso-marroquina

O primeiro-ministro, António Costa, está hoje e terça-feira em Rabat, capital de Marrocos, onde lidera a delegação do Governo português na 13ª Cimeira Luso-marroquina, num encontro que visa reforçar os laços institucionais, políticos e económicos entre os dois países.

 

Esta deslocação, que se realiza duas semanas depois da cimeira Luso-tunisina, em Tunes, enquadra-se na prioridade diplomática atribuída pelo Governo português à região do Magreb, ao nível das questões geoestratégicas de segurança e de mercado económico.

António Costa faz-se acompanhar pelos ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do Mar, Ana Paula Vitorino, assim como pelos secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro, da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, e da Energia, Jorge Seguro Sanches.

A delegação portuguesa integra ainda os presidentes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), do Instituto Camões, Luís Faro Ramos, e da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

No primeiro momento solene da agenda, esta segunda-feira, o primeiro-ministro português irá depor uma coroa de flores nos túmulos dos reis Mohammed V e Hassan, II, avô e pai do atual monarca Mohammed VI.

Depois, em paralelo com os encontros sectoriais entre membros dos dois governos, António Costa irá manter um encontro com o seu homólogo marroquino, Saadeddine El Othmani.

A agenda de amanhã do líder do Governo será quase integralmente dedicada à cooperação económica, começando o dia com um pequeno-almoço com empresários portugueses, ao qual se segue uma intervenção na abertura do fórum empresarial luso-marroquino.

A reunião plenária entre os dois governos terá início a meio da manhã, tendo uma duração de cerca de uma hora, finda a qual está prevista a assinatura de acordos bilaterais.

Antes de regressar a Lisboa, António Costa marcará ainda presença num almoço empresarial, que decorrerá na sede do Tesouro Geral do Reino de Marrocos.

Na sequência desta cimeira, o Executivo espera um crescimento da presença portuguesa em domínios como o turismo, a energia, em particular no que respeita às interligações energéticas, e a modernização administrativa, aqui tendo como base a experiência portuguesa nos programas Simplex e Simplex+.

Os avanços no intercâmbio ao nível do Ensino Superior, na cultura, na promoção da língua portuguesa e no património histórico, em que um dos principais projetos passa pela recuperação e dinamização da antiga cidade portuguesa de Mazagão, atual El-Jadida, estão igualmente entre os objetivos da cimeira bilateral.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

04.12.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019