1005

18 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

ACES Europe
Lisboa eleita Capital Europeia do Desporto 2021
AUTOR

Partido Socialista

DATA

27.11.2017

FOTOGRAFIA

dr

Lisboa eleita Capital Europeia do Desporto 2021

A European Capitals and Cities of Sport Federation (ACES Europe) designou Lisboa para Capital Europeia do Desporto 2021, sendo esta a primeira vez que uma cidade portuguesa recebe a distinção.

 

O anúncio foi feito pelo presidente da ACES Europe, Gian Francesco Lupattelli, durante uma cerimónia no Centro de Congressos de Lisboa, no final da visita de avaliação que a delegação do comité deste organismo realizou a Lisboa.

A eleição foi saudada pelo presidente da autarquia da capital, Fernando Medina, dirigindo um agradecimento especial a todas as organizações desportivas da cidade.

“Esta é uma distinção conquistada por todos vós”, afirmou o autarca perante uma plateia que incluía representantes de muitos clubes e coletividades de Lisboa, aos quais elogiou como “uma grande força social e coletiva em prol do desporto”.

Duarte Cordeiro, vice-presidente da autarquia e vereador com o pelouro do Desporto, considerou, por sua vez, que a escolha é “um prémio para Lisboa”, culminando o trabalho feito nos últimos meses, acrescentando que é também “uma responsabilidade” que projeta “muito trabalho pela frente”.

Fica agora, da parte da autarquia, o compromisso de um reforço do investimento no desporto e a vontade de chegar a 2021 com ainda maiores níveis de atividade desportiva dos lisboetas.

“O que podemos prometer é fazer de 2021 um ano de uma grande mobilização coletiva pelo desporto, pela prática desportiva, pelos valores do desporto e pela sua capacidade enquanto elemento de transformação e de modernização”, concretizando um processo de “democratização da cidade”, disse ainda Fernando Medina.

 

Governo congratula-se com “conquista” para Lisboa e para o país

O Governo, através de uma nota do Ministério da Educação, congratulou-se pela eleição, que considerou como uma “conquista”, não só para Lisboa, mas para todo o país.

“O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, saúdam o município de Lisboa e os lisboetas por esta conquista, que não só dignifica a capital portuguesa, como todo o país, e que reflete a forma como o desporto assumiu protagonismo na vida da cidade e dos seus habitantes”, refere a nota.

“Lisboa foi eleita para conceber um ano de atividade física e desporto e fá-lo-á, seguramente, com todo o empenho e dedicação. Mais infraestruturas, mais espaços verdes, mais inclusão, mais eventos, mais atletas, mais pessoas a fazer exercício físico - são muitas as razões que vão elevar o nome da capital portuguesa e de Portugal, já identificado além-fronteiras como um país de mérito desportivo. Disso são exemplos o palmarés de tantos atletas portugueses, as marcas internacionais de seleções e clubes, a prestigiante organização de eventos desportivos que o país protagonizou”, sublinha ainda a missiva do Executivo.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

27.11.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019