865

15 Nov 2018

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Assembleia da República
Biblioteca do Parlamento recebe nome de Passos Manuel
AUTOR

Partido Socialista

DATA

26.10.2017

FOTOGRAFIA

DR

Biblioteca do Parlamento recebe nome de Passos Manuel

A biblioteca da Assembleia da República tem, desde hoje, o nome do seu fundador, Passos Manuel, em homenagem ao deputado e figura histórica do liberalismo português do século XIX, de quem o presidente do Parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues, recordou o “sentido da urgência reformista”.

 

“Todos os que não aceitam resignados os bloqueios que ainda travam o nosso desenvolvimento, todos os que revelam espírito reformista têm em Passos Manuel uma fonte de inspiração atual”, disse Ferro Rodrigues, que presidiu à cerimónia, em que estiveram presentes familiares do homenageado e que assinalou, simultaneamente, o encerramento das comemorações do bicentenário do constitucionalismo em Portugal e dos 180 anos da Biblioteca da Assembleia.

Passos Manuel, destacou ainda o presidente da Assembleia da República, “tinha o sentido da urgência reformista e atuou em conformidade, e percebeu, de forma pioneira, o papel da educação, da ciência e da cultura, da emancipação humana e, em particular, da emancipação do povo português".

Manuel da Silva Passos, mais conhecido por Passos Manuel, nascido em 1801 em Guifões, Matosinhos, foi uma figura destacada do liberalismo português oitocentista, tendo parlamentar e ministro no reinado de D. Maria II.

As comemorações do bicentenário do constitucionalismo foram presididas por Guilherme D' Oliveira Martins, antigo ministro, ex-presidente do Tribunal de Contas e atual administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, que também usou da palavra na cerimónia.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1411
Maio 2018