1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

XXI Governo Constitucional
Novos membros do Executivo tomaram posse
AUTOR

Partido Socialista

DATA

23.10.2017

FOTOGRAFIA

DR

Novos membros do Executivo tomaram posse

O Presidente da República conferiu posse, no sábado, ao novo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, bem como a quatro novos secretários de Estado, em cerimónia que teve lugar no Palácio de Belém, na presença do primeiro-ministro, António Costa.

 

Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade

Licenciada em Sociologia e mestre em Famílias e Sistemas Sociais, Rosa Monteiro é a nova secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, pasta onde sucede a Catarina Marcelino e que transita da dependência do ministro Adjunto para a dependência da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades, e docente do ensino superior, é perita em Igualdade de Género e estudos sobre as mulheres, reconhecida pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género.

Foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres entre 2012 e 2015, integrou equipas de investigação que avaliaram políticas públicas no domínio da igualdade, designadamente o II e o III Planos Nacionais para a Igualdade, e a integração da perspetiva da Igualdade de Género nos Fundos Estruturais no anterior quadro comunitário (QREN 2007-2013).

Com experiência no poder local, foi vereadora na Câmara Municipal de Viseu entre 2013 e 2017.

Já no atual Executivo, desempenhou funções de técnica especialista para a área da igualdade de género e cidadania no gabinete do ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, desde 2015 até à presente data.

 

Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna

Reconduzida no cargo, que ocupa desde 2015, Isabel Oneto é licenciada em Direito e mestre em Ciências Jurídico-Criminais.

Foi deputada à Assembleia da República entre 2009 e 2015, integrando a comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, e tendo sido, entre 2010 e 2014, membro do Conselho de Fiscalização do Sistema Integrado de Informação Criminal.

Governadora Civil do Porto entre 2005 e 2009, exerceu ainda as funções de vereadora na Câmara Municipal do Porto de 2001 a 2005.

Foi professora assistente de Direito na Universidade Lusófona do Porto e trabalhou como jornalista, entre 1979 e 2000.

 

Secretário de Estado da Proteção Civil

Engenheiro Técnico Civil, José Artur Neves, antigo presidente da Câmara Municipal de Arouca, assume uma pasta nova no Executivo, na dependência orgânica do ministro da Administração Interna.

Pertenceu aos quadros superiores da Brisa Auto-Estradas de Portugal, foi Diretor de Construção na Auto-Estradas do Atlântico SA e Gestor de Contratos no Grupo Cerejo dos Santos SGPS.

Foi também presidente da Junta de Freguesia de Alvarenga, no concelho de Arouca, município que veio a presidir durante 12 anos, até 2017.

 

Secretário de Estado das Autarquias Locais

Reconduzido no cargo, que passa agora da dependência do ministro Adjunto para a Administração Interna, Carlos Miguel é licenciado em Direito e foi presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras até 2015.

Enquanto autarca, presidiu ao conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, foi vogal do conselho de administração da Águas do Oeste, S.A, secretário da mesa de assembleia-geral da Valorsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e do Oeste, S.A., e presidente do conselho da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Foi também membro suplente do Conselho Económico e Social e integrou o Grupo Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas (CONCIG), do Alto Comissariado para as Migrações.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

23.10.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019