1050

23 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Livro
“Soares sempre fixe!” em fotografias de Inácio Ludgero
AUTOR

Partido Socialista

DATA

03.10.2017

FOTOGRAFIA

DR

“Soares sempre fixe!” em fotografias de Inácio Ludgero

É lançado esta terça-feira o livro “Soares sempre fixe!”, um álbum documental evocativo do antigo Presidente da República, primeiro-ministro e Secretário-geral do PS, que reúne fotografias de Inácio Ludgero, compreendendo o período entre 1974 e 2012.

 

Integram ainda a obra o ‘fac-símile’ de alguns documentos e textos do próprio fotógrafo, do presidente da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), José Jorge Letria, do administrador da Fundação Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins, e do ensaísta Eduardo Lourenço.

O álbum abre com uma fotografia na agremiação Voz do Operário, em Lisboa, em abril de 1974, com Mário Soares ao lado de Álvaro Cunhal, e inclui várias fotografias de cerimónias de Estado e visitas oficiais, em Bruxelas e também imagens com a família.

No seu texto, José Jorge Letria lembra Soares como uma figura maior da política que “acreditou num Portugal apontado para o futuro capaz de vencer as adversidades da vida e do mundo global com tolerância, espírito humanista e respeito pela cultura”.

“Os autores portugueses respeitam, e admiram Mário Soares como um dos seus, também por saberem que como primeiro-ministro e Presidente da República sempre considerou que a cultura deve ter importância estratégica e mobilizadora na vida de uma nação e de um povo que sabe olhar para o mundo e para o seu tempo”, escreve ainda o presidente da SPA.

Eduardo Lourenço, por seu lado, considera Soares “a figura da nossa geração que entraria viva na memória do nosso século como a encarnação civil do regresso ao ideal democrático”.

“Alguém em quem a aparência e o natural mistério que cada um esconde eram nele uma espécie de espelho transparente”, afirma ainda o ensaísta, projetando a inspiração do autor deste documento fotográfico “no exemplo mesmo da ‘verdade’ sem pose – da ‘verdade’ que Mário Soares ilustrou como se lhe fosse ao mesmo tempo fraterna e inacessível”.

Sobre o fotógrafo, deixou escrito Mário Soares: “Inácio Ludgero é um prestigiado repórter fotográfico, que tem dedicado a sua vida a registar pela imagem os acontecimentos mais importantes das últimas décadas. Fá-lo com competência técnica, apurado sentido estético e uma invulgar simpatia humana”.

“Soares sempre fixe!”, editado pela Guerra & Paz, é apresentado esta tarde, às 18h30, na sala-galeria Carlos Paredes da SPA, em Lisboa.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

03.10.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019