1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

XXI Governo
Executivo renova equipa com 8 novos secretários de Estado
AUTOR

Partido Socialista

DATA

14.07.2017

FOTOGRAFIA

DR

Executivo renova equipa com 8 novos secretários de Estado

Sob proposta do primeiro-ministro, António Costa, tomam posse esta sexta-feira, no Palácio de Belém, oito novos secretários de Estado do XXI Governo Constitucional. Destaque para a criação da secretaria de Estado da Habitação, uma área que recebe agora um reforço dedicado nas prioridades das políticas públicas, dirigidas sobretudo às classes médias e às novas gerações.

Conheça os novos membros do Executivo:

 

Secretária de Estado dos Assuntos Europeus

Ana Paula Zacarias

Licenciada em Antropologia Cultural, é diplomata de carreira. Foi vice-presidente do Instituto Camões entre 1998 e 2000 e, durante a Expo98, representou o MNE no Pavilhão de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

Passou pela embaixada portuguesa em Washington (Estados Unidos), consulados em Curitiba (Brasil), Paris (representante de Portugal junto da Unión Latina e UNESCO). Foi também embaixadora portuguesa em Talin (Estónia) e representante permanente adjunta de Portugal junto da UE, em Bruxelas.

Ingressou no Serviço Europeu para a Ação Externa em 2011, tendo desempenhado o cargo de embaixadora da UE no Brasil e, desde setembro de 2015, na Colômbia e Equador.

Foi também assessora para as relações internacionais do então Presidente da República, Mário Soares.

Substitui Margarida Marques.

 

Secretário de Estado da Internacionalização

Eurico Brilhante Dias

Professor universitário, licenciado em Gestão de Empresas e com doutoramento em Ciências Empresariais, foi membro do Conselho de Administração da AICEP entre 2010 e 2011, e da AICEP Global Parque, SA entre 2007 e 2010.

Na atual legislatura, foi um dos protagonistas do projeto do PS para a reforma do sistema bancário e um dos deputados da Comissão de Inquérito Parlamentar sobre a Caixa Geral de Depósitos. Desempenhou também as funções de vice-presidente da comissão parlamentar de Assuntos Europeus, que acumulou com a função de membro da comissão de Orçamento e Finanças.

Substitui Jorge Costa Oliveira.

 

Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros

Tiago Antunes

Nascido em Lisboa, é advogado, professor universitário e investigador no CIDP – Centro de Investigação de Direito Público, sendo especialista nas áreas de Direito do Ambiente, Direito Administrativo e Direito Constitucional.

Foi chefe de gabinete do secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro no XVIII Governo Constitucional.

Substitui Miguel Prata Roque.

 

Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

António Mendonça Mendes

Nascido em Coimbra, é advogado com experiência nas áreas da Administração Pública, Justiça, Transportes e Saúde. Foi diretor da REFER – Rede Ferroviária Nacional.

É presidente da Federação Distrital de Setúbal do PS e foi vereador na Câmara Municipal de Almada.

Substitui Fernando Rocha Andrade.

 

Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público

Maria de Fátima Fonseca

Mestre em Administração e Políticas Públicas pelo ISCTE e licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa, é desde 2011 diretora de recursos humanos na Câmara Municipal de Lisboa.

Substitui Carolina Ferra.

 

Secretária de Estado da Indústria

Ana Teresa Lehmann

Licenciou-se em Gestão, tendo concluído o 'Master of Science' e o doutoramento em Economia, na Universidade de Reading, no Reino Unido. É professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP-UP) e responsável pelo departamento de 'International Business' na Porto Business School.

Foi pró-reitora da Universidade do Porto, vice-presidente da CCDR-N e diretora da InvestPorto, contando com uma carreira de mais de duas décadas como especialista em investimento direto estrangeiro, internacionalização de empresas e políticas públicas. É embaixadora da InvestEU e do Plano Juncker e está ligada a várias iniciativas para repensar o futuro de 'Smart Specialization' (Especialização Inteligente) na Europa.

Substitui João Vasconcelos.

 

Secretária de Estado da Habitação

Ana Pinho

Licenciada em arquitetura e doutorada em planeamento urbanístico, foi consultora da Câmara Municipal de Lisboa.

Passou pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil entre 2001 e 2012, e até agora trabalhava no escritório de Augusto Mateus e Associados.

 

Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural

Miguel Freitas

Nascido em Moçâmedes, Angola, é licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Évora e tem um mestrado pela École National Supérieure Agronomique de Montpellier, em França, sendo professor na Universidade do Algarve.

Foi deputado na Assembleia da República, tendo sido coordenador do Grupo Parlamentar do PS na comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Mar e relator da Comissão Eventual para os Fogos Florestais (2005-2006) e do Grupo de Trabalho sobre a Problemática dos Incêndios Florestais (2014).

Diretor regional de Agricultura do Algarve, entre 1996 e 1998, foi também diretor-geral do Desenvolvimento Rural, tendo depois, entre 2000 e 2003, sido vice-presidente da Comissão de Coordenação da Região do Algarve. Desempenhou ainda funções na Representação Portuguesa junto da União Europeia, teve a seu cargo a coordenação das áreas da Agricultura e Mar durante a Presidência Portuguesa e presidiu ao Comité Especial de Agricultura da União Europeia.

Substitui Amândio Torres.

 

A tomada de posse, conferida pelo Presidente da República, está marcada para as 19h30 desta sexta-feira, no Palácio de Belém.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

14.07.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019