1065

14 Out 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Incêndios
Governo quer levantamento de prejuízos e medidas no terreno nos próximos dias
AUTOR

Partido Socialista

DATA

21.06.2017

FOTOGRAFIA

DR

Governo quer levantamento de prejuízos e medidas no terreno nos próximos dias

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou hoje a constituição de equipas nos municípios atingidos pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, que ficarão sob coordenação do Governo, para que no prazo máximo de dez dias seja feito o levantamento completo dos prejuízos e das medidas a implementar no apoio às populações afetadas.

 

“Um dos passos que foi dado hoje, e que é dado em cada um dos municípios, é a constituição de equipas entre o Governo (…) e as câmaras, uma equipa em cada concelho, para fazer no prazo máximo de dez dias, até ao final da próxima semana, o levantamento completo dos prejuízos e as medidas concretas para adotar no terreno”, afirmou o governante, em Pedrógão Grande.

“Já começámos a ter no terreno apoios, do ponto de vista de reconstrução de estradas e caminhos” e “estão a chegar rações de pecuária a partir de amanhã”, adiantou Pedro Marques. “Vamos agora começar a trabalhar com as câmaras municipais, já o fizemos de manhã aqui em Pedrógão Grande, e à tarde nos outros dois municípios”, disse, referindo-se a Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

 

Fundo financeiro de solidariedade

O ministro do Planeamento revelou também que vai ser criado um fundo financeiro, a partir da solidariedade dos portugueses e coordenado pelo Executivo, para apoiar a reconstrução das habitações e da vida das pessoas afetadas pelo incêndio.

“Amanhã [quinta-feira], em Conselho de Ministros, já faremos a aprovação da constituição desse fundo”, afirmou Pedro Marques, acrescentando que a medida está já articulada com os três municípios.

O governante manifestou, a este respeito, um grande reconhecimento aos portugueses neste esforço nacional de solidariedade e disse que o Governo irá procurar coordenar todos os apoios recebidos, nomeadamente financeiros. “Queremos dar um destino coordenado a este grande esforço de solidariedade”, frisou.

“O primeiro-ministro e eu próprio, tínhamos assumido aqui, no domingo, o compromisso que assim que houvesse condições vínhamos aqui começar a tratar da reconstrução e criar condições de vida para estas comunidades e de recuperação dos seus empregos e das suas vidas”, acentuou o ministro.

Pedro Marques sublinhou ainda que uma forma de homenagear os que partiram no trágico incêndio é, precisamente, “cuidar das suas famílias e recuperar a situação das suas famílias. É o que estamos a procurar fazer”.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

21.06.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019