1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Brasil
Portugal apoia reconstrução de Museu da Língua Portuguesa
AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

12.06.2017

FOTOGRAFIA

DR

Portugal apoia reconstrução de Museu da Língua Portuguesa

O Estado português está totalmente disponível para apoiar a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, garantiu António Costa na sua recente deslocação ao Brasil, ocasião em que destacou o contributo já dado por empresas nacionais como a EDP.

 

O primeiro-ministro falava momentos antes da assinatura do acordo técnico entre o Governo de Portugal, a Fundação Roberto Marinho e o Estado de São Paulo para o fornecimento de conteúdos para o Museu da Língua Portuguesa, destruído por um incêndio em 2015.

António Costa frisou que a reconstrução do museu “é um projeto que interessa a todos os países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP), desde logo a Portugal”.

E assegurou que “o Estado Português está totalmente aberto à cooperação que nos for solicitada para o Museu da Língua Portuguesa".

Após a assinatura do acordo, o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, referiu-se também “ao total envolvimento do Instituto Camões no projeto de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa”.

“Vamos ultrapassar uma tristeza muito profunda quando um incêndio destruiu o museu. Reitero aqui o compromisso do Instituto Camões com este projeto, no qual a dimensão digital vai ser fundamental”, acrescentou.

Por sua vez, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou que o museu deverá reabrir ao público, no máximo, no início de 2019.

Refira-se que a cerimónia da assinatura do acordo luso-brasileiro, integrada no programa de comemorações do Dia de Portugal, decorreu no Consulado Geral de Portugal com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

 

 

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019