1027

22 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

10 de junho
Governo celebra importância das comunidades
AUTOR

Partido Socialista

DATA

08.06.2017

FOTOGRAFIA

União Europeia

Governo celebra importância das comunidades

O primeiro-ministro, António Costa, e vários outros membros do Governo participam nos próximos dias, em diversos países, nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, assinalando deste modo, junto da comunidades espalhadas pelo mundo, a importância crescente dos portugueses residentes no estrangeiro.

 

“Trata-se de uma decisão política, que já foi aplicada no ano passado, para sublinhar a crescente importância dos portugueses residentes no estrangeiro e reconhecer o papel fundamental da diáspora na estratégia nacional e na projeção da imagem de Portugal no mundo”, refere o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Os membros do Governo participarão em celebrações das comunidades portuguesas, aproveitando também as deslocações para manter contactos oficiais com as autoridades dos países visitados.

Nos dias 10 e 11 de junho, o primeiro-ministro, António Costa, acompanhará o Presidente da República nas comemorações oficiais que terão lugar no Brasil, juntamente com o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

Nos dois dias de programa comum, António Costa participará em receções à comunidade portuguesa em São Paulo e no Rio de Janeiro, assinalando ainda o lançamento das futuras instalações da Escola Portuguesa de São Paulo.

Também no sábado, dia 10 de junho, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, preside no Luxemburgo à cerimónia de deposição de uma coroa de flores no busto de Luís Vaz de Camões, seguindo-se uma receção na residência do embaixador.

Em Toronto e em Mississauga, no Canadá, a secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro, Mariana Vieira da Silva, participa na receção à comunidade portuguesa oferecida pelo cônsul-geral e manterá contactos com representantes políticos luso-canadianos.

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, estará em Londres, também no sábado, numa receção aos portugueses na residência do embaixador, aproveitando ainda a sua deslocação ao Reino Unido para depositar, na sexta-feira, uma coroa de flores no memorial às vítimas do atentado terrorista em Manchester.

Margarida Marques, secretária de Estado dos Assuntos Europeus, inicia hoje uma visita aos EUA, marcando presença na receção do Dia de Portugal, na delegação da União Europeia, em Nova Iorque, seguindo amanhã para Hartford e no sábado para Bridgeport, onde participa nas cerimónias de içar da bandeira nacional. Em Providence, estará numa receção à comunidade e na procissão das tochas, assistindo depois, no domingo, à parada da comunidade portuguesa em Newark.

O secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, estará também nos EUA, em São Francisco, na sexta-feira, e em São José, no sábado, deslocando-se depois a Santos, no Brasil, nos dias 15 e 16, para participar no Dia da Defesa Nacional junto dos jovens da comunidade portuguesa.

Ainda no continente americano, Teresa Ribeiro, secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, estará em Bogotá, na Colômbia, no dia 10, e em Lima, no Perú, no dia 12, onde participará em receções à comunidade portuguesa.

Já esta quinta-feira, José Luís Carneiro, antes da deslocação ao Brasil, marca presença nas comemorações em Sevilha, Espanha, com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, por seu lado, a participar em Paris numa receção na residência do embaixador de Portugal.

O envolvimento dos membros do Executivo começou já ontem, quarta-feira, com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, no jantar oferecido pelo cônsul-geral em Lyon, à comunidade portuguesa nesta cidade francesa e a representantes dos meios económicos e académicos locais.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

08.06.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019