1092

21 Nov 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

OPP
Conheça os 601 projetos a votação
AUTOR

Partido Socialista

DATA

08.06.2017

FOTOGRAFIA

DR

Conheça os 601 projetos a votação

Até ao próximo dia 10 de setembro os portugueses podem votar nos 601 projetos de âmbito nacional e regional do primeiro Orçamento Participativo Portugal (OPP), escolhendo as 8 propostas que vão integrar o próximo Orçamento do Estado, com uma dotação global de 3 milhões de euros.

 

Os 601 projetos dividem-se por 202 de âmbito nacional e 399 de âmbito regional, sendo a área da cultura a que reuniu o maior número de propostas validadas, com 287, o que foi assinalado pelo ministro Luís Filipe Castro Mendes, congratulando-se com o “sinal de grande empenhamento dos cidadãos” nesta matéria.

Das quatro áreas de intervenção escolhidas para esta primeira edição da iniciativa, a agricultura surge no segundo lugar de propostas validadas, com uma centena, sendo que 98 respeitaram à área da ciência e 96 à educação e formação de adultos.

No âmbito específico das regiões autónomas, foram ainda validados para votação 13 projetos na área da justiça e 7 na área de administração interna.

Os cidadãos podem votar num projeto de âmbito nacional e noutro de âmbito regional, através do site do OPP ou de uma mensagem escrita gratuita para o número 3838.

Em setembro serão apresentados os oito projetos vencedores, um por cada região continental (Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve), um por cada região autónoma (Açores e Madeira) e um de âmbito nacional, aos quais serão destinados 375 mil euros para a implementação de cada projeto.

Ontem, a meio do primeiro dia de votação aberta, tinham sido já registados os votos de mais de 700 pessoas, um número que a secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, considerou como “um sinal muito positivo” da adesão dos portugueses a uma iniciativa inovadora de participação.

A governante disse ainda esperar que a dotação do Orçamento Participativo Portugal aumente na próxima edição, manifestando também o objetivo de incrementar o número de áreas abrangidas.

Conheça aqui todos os projetos em que pode votar e como poderá fazê-lo.

Participe!

AUTOR

Partido Socialista

DATA

08.06.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019