1088

15 Nov 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Francisco Assis
“A Europa ficará mais forte se estivermos todos juntos”

“A Europa ficará mais forte se estivermos todos juntos”

O eurodeputado socialista Francisco Assis fez ontem “convictamente” a defesa da Europa durante um debate com Nigel Farage, nas Conferências do Estoril. O parlamentar europeu sublinhou que “a Europa precisa daqueles que estão contra ela mas também dos que estão dispostos a travar as batalhas para a defender. Isso não tem acontecido nos últimos tempos. Os que estão contra o projeto europeu são normalmente os mais enfáticos na defesa das suas teses”.

 

Assis destacou a prosperidade que o projeto europeu permitiu, a paz, “um bem conquistado para sempre” e a valorização da democracia participativa. “Este projeto é tão democrático que quem não deseja estar, saí (como aconteceu com a Grã-Bretanha), a prova de que este projeto é democrático é esta”, afirmou.

O processo do Brexit “é difícil e vai levar algum tempo, em que muitas vezes vamos estar confrontados com situações de impasse, mas acredito que no final vamos chegar a um entendimento”, defendeu.

Durante a intervenção, Francisco Assis sustentou que a Europa deverá assumir “posições comuns” e “não cada um em particular”. Definiu como prioritário a regulação da globalização, “negociando tratados comerciais, batendo-se pela defesa dos seus direitos e contribuindo para a afirmação das suas regras e do seu modelo no mundo em geral, não de forma ostensiva e intrusiva mas no sentido em que está a fazer a defesa do que é o seu próprio modelo”.

“A União Europeia estará em muito melhores condições para enfrentar estes desafios do que cada um dos nossos estados individualmente” argumentou. No entanto, o projeto europeu “vai continuar, provavelmente num sistema de várias velocidades”, e nesse contexto, Portugal “deve garantir que vai estar sempre presente no núcleo dianteiro”.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019