1047

18 Set 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Educação
Governo internacionaliza projeto “A voz dos alunos”
AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

16.05.2017

FOTOGRAFIA

DR

Governo internacionaliza projeto “A voz dos alunos”

Identificar o que é necessário para o sistema educativo será possível com o projeto “A voz dos alunos”, que, segundo o ministro da Educação, vai permitir manifestar o que realmente os estudantes querem das escolas.

 

Tiago Brandão Rodrigues falava no final de um exercício de debate, no âmbito do projeto com alunos portugueses e estrangeiros, fazendo assim o lançamento internacional desta iniciativa num encontro promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em Lisboa.

Esta sessão precedeu assim a abertura dos trabalhos do projeto “Educação 2030” da OCDE, que depois da China acontece na capital portuguesa e nela congrega centenas de peritos, decisores políticos e representantes de escolas de todo o mundo.

Durante a manhã, cerca de 30 alunos de vários países partilharam a ideia segundo a qual “é importante que na OCDE, no âmbito da educação 2030, projetada para pensar o currículo do futuro e de como será a educação do próximo século, se identifique também que os estudantes têm de ser ouvidos e que muitas das práticas portuguesas devem ser replicadas”.

Questionado sobre as fragilidades do sistema educativo português, Tiago Brandão Rodrigues disse que tem efetivamente uma carga curricular pesada e uma taxa de reprovações elevada, mas que está a ser feito trabalho para ultrapassar estes problemas detetados.

Já para o próximo ano, adiantou, está prevista uma flexibilização pedagógica num projeto-piloto que vai ao encontro de muitas das vicissitudes dos estudantes.

Por sua vez, os estudantes apontaram para a necessidade de as escolas também permitirem o desenvolvimento do que chamam de “soft skills”, ou seja, terem a possibilidade de desenvolver competências como a comunicação e a liderança.

Que escola querem, o que pensam dos currículos, o que esperam dos professores e o que mais os motiva dentro da sala de aula, foram as perguntas a que os jovens portugueses responderam no projeto nacional e que, segundo o Ministério, foram tidas em conta na definição do Perfil do Aluno para o Século XXI, que se encontra em fase de conclusão.

Refira-se que o projeto “A Voz dos Alunos” foi lançado em novembro durante uma conferência em Leiria.

De acordo com o Ministério da Educação, as 32 páginas de sugestões feitas pelos estudantes para melhorar o currículo constituem “material de trabalho para a tutela”.

AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

16.05.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019