1006

19 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Jornadas PS/Açores
Mostrar os Açores que querem ser melhores
AUTOR

Partido Socialista

DATA

11.05.2017

FOTOGRAFIA

DR

Mostrar os Açores que querem ser melhores

O Grupo Parlamentar do PS Açores assume a importância de “servir de contrapeso ao pessimismo, ao derrotismo e a uma certa vontade de que as coisas corram mal nos Açores que parece continuar a alimentar boa parte da ação política da nossa oposição, afirmou André Bradford, no encerramento das Jornadas que se realizaram no Pico.

 

“Se os outros insistem em puxar para baixo, nós cá estamos, e estaremos sempre, para puxar por dois, por três, por cinco, para cima a Região destacando os bons exemplos procurando acompanhar quem arrisca, quem empreende, quem quer inovar, quem tem ideias, quem todos os dias procura melhorar a vida na nossa Região e nas nossas ilhas”, acrescentou.

Para o líder parlamentar socialista, é fundamental “mostrar os Açores que querem ser melhores, que querem resolver os seus problemas, os Açores do dia-a-dia em que as pessoas lutam para descobrir novas formas de progredir”.

O PS Açores considera que não se podem ignorar os bons resultados ao nível do emprego, por exemplo: “Há não muito tempo atrás tínhamos o dobro da taxa de desemprego do que temos presentemente – passámos de um alarmante 18% para os atuais 9,3% em 3 anos”. O mesmo acontece com os dados dos passageiros desembarcados nos aeroportos dos Açores que registaram um aumento de quase 35%”.

“Tudo isto demonstra que deve ser a superação dos desafios e o suplantar das dificuldades que nos devem motivar”, destaca o líder parlamentar do PS Açores considerando que esta deve ser uma tarefa não só dos deputados e do Governo Regional, mas também da sociedade civil e dos empresários “para lutarmos pelo futuro da nossa Região”.

Durante os três dias em que decorreram as Jornadas dedicadas ao tema da “Exportação e Comercialização de Produtos Açorianos – A Imagem dos Açores”, os deputados socialistas contactaram com diferentes empresários do setor da vinha e do vinho, da carne, do turismo, das pescas e da cultura. “Encontrámos empreendedores entusiasmados e convictos, com projetos inovadores e com negócios em franca expansão”, salientou.

André Bradford sublinha o facto de que “graças a uma articulação eficaz entre o Governo, os agentes do setor e as gentes do Pico” é possível encontrar soluções com futuro e que demonstram a importância da estratégia defendida pelo PS Açores: “Este é o rumo certo para uma economia que se quer capaz de exportar mais, sem ter de importar muito, valorizando os seus recursos endógenos e as suas tradições”.

 

Aumentar transparência na relação entre Parlamento e cidadãos

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista açoriano anunciou também que irá, a breve trecho, apresentar uma iniciativa legislativa com o objetivo de “incrementar o grau de transparência do relacionamento do Parlamento com os cidadãos”.

“É nossa intenção propor na Assembleia a criação de um espaço especifico no site do parlamento, um portal de participação e da transparência, que forneça um conjunto de informações aos cidadãos sobre os instrumentos existentes para que eles possam participar ativamente e terem iniciativas cidadãs junto do Parlamento e também disponibilize um conjunto de elementos de informação sobre a atividade interna do Parlamento”, explicou André Bradford.

Para o líder parlamentar socialista, “há uma obrigatoriedade das instituições publicas, incluindo a Assembleia, de facilitar o acesso à informação pública aos cidadãos”.

“O que nós queremos é criar mecanismos que permitam às pessoas saberem, disporem da informação necessária para poderem analisar criticamente a atividade do Parlamento e a atividade dos deputados”, finalizou.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019