1026

19 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Funchal
Carlos César satisfeito com apoio do Governo na construção do novo hospital da Madeira
AUTOR

Catarina Correia

DATA

02.05.2017

FOTOGRAFIA

Jorge Ferreira

Carlos César satisfeito com apoio do Governo na construção do novo hospital da Madeira

O presidente e líder parlamentar do PS, Carlos César, congratulou hoje o Governo da República por comparticipar na construção do novo hospital da Madeira, a primeira vez que tal acontece numa região autónoma.

 

“Felizmente entramos agora numa fase em que o Estado também assume corresponsabilidades e isso é muito bom para os Açores e para a Madeira”, defendeu o dirigente do PS, durante uma visita ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, lembrando que, enquanto presidente do Governo dos Açores, teve de suportar com fundos regionais a construção de um hospital em Ponta Delgada, outro em Angra do Heroísmo e a reconstrução de um hospital na Horta.

Segundo Carlos César, o assumir desta responsabilidade “é muito importante do ponto de vista da cumplicidade do país e dos órgãos da República para com a necessidade de desenvolver projetos estruturantes nas regiões autónomas”.

Assim, a visita do presidente do partido e dos membros da direção do Grupo Parlamentar do PS ao hospital da Madeira serve “justamente para salientar essa boa notícia e a boa disponibilidade” do Executivo, explicou, acrescentando que também tem por objetivo fazer com que “nem o Estado nem a região se esqueçam de, conjuntamente, desenvolver este compromisso”.

No entanto, o presidente da bancada socialista considera que esta responsabilidade do Governo da República “chega tardia, porque já estamos com 40 anos de autonomia e isso nunca aconteceu no passado”.

 

Governo aceita proposta do presidente do PS-Madeira

Carlos César lembrou que o Governo, “por ocasião de uma proposta que foi apresentada na discussão do Orçamento do Estado pelo deputado Carlos Pereira, assumiu a responsabilidade de cooperar com a administração regional na construção do novo hospital do Funchal, comparticipando em 50% do valor da construção da obra”.

Neste momento, a construção do novo hospital está numa fase de elaboração do projeto, que compete à Região Autónoma da Madeira, e depois, “uma vez desenvolvida essa obra, o Governo da República tem, por via do Orçamento do Estado, a obrigação afirmada de contribuir com 50%, o que será uma ajuda muito importante para este empreendimento”, afirmou.

“É um hospital naturalmente com limitações físicas e por isso mesmo a necessidade de construir um novo hospital”, defendeu durante a visita ao atual hospital. Porém, “é um hospital avançado do ponto de vista da formação dos seus profissionais”, tem “um centro de simulação ímpar” e é tido “como uma unidade de saúde prestigiada no contexto nacional”, esclareceu Carlos César.

A direção do Grupo Parlamentar do PS iniciou ontem uma visita de três dias à Região Autónoma da Madeira. Para amanhã está agendada uma visita às zonas afetadas pelos incêndios.

AUTOR

Catarina Correia

DATA

02.05.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019