1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Brexit
António Costa destaca unanimidade em torno da proteção dos cidadãos
AUTOR

Partido Socialista

DATA

27.04.2017

FOTOGRAFIA

Jorge Ferreira

António Costa destaca unanimidade em torno da proteção dos cidadãos

O primeiro-ministro, António Costa, destacou ontem, no debate preparatório do Conselho Europeu do próximo sábado, a “unanimidade total" do parlamento português sobre a prioridade em proteger os cidadãos lusos e britânicos nas negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. 

 

Abordando o complexo processo negocial, que deverá estender-se ao longo dos próximos dois anos, o chefe do Governo congratulou-se pela posição comum manifestada por todas as bancadas parlamentares, salientando que a mesma vai ao encontro da prioridade negocial do Estado português: “As pessoas e defesa dos seus interesses, dos portugueses no Reino Unido e dos cidadãos do Reino Unido que residem em Portugal”.

Dirigindo-se depois às bancadas da oposição, o líder do Executivo socialista fez questão de reafirmar a coerência do PS nos vários momentos de construção do projeto europeu.

“Se há partido que não é ambíguo sobre esta matéria é o PS. Não foi o PS que alguma vez viveu uma fase de euroceticismo e também não pôs em causa a adesão à CEE, fazendo derrubar um Governo, por não acreditar nas negociações. Não somos euro arrependidos, somos euro convictos, o que não significa que sejamos euro-ingénuos", concluiu António Costa.

No debate, os deputados socialistas Eurico Brilhante Dias e Carla Tavares também sublinharam a necessidade de acautelar os interesses portugueses nas negociações da saída do Reino Unido, advogando, por outro lado, que a União Europeia “não pode consumir todas as suas energias nos próximos dois anos” neste processo e perder de vista o essencial da sua própria convergência. 

“Se o Reino Unido quer estar ‘out' [fora], Portugal quer estar ‘in' [dentro]”, enfatizou Carla Tavares.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019