1005

18 Jun 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Património
Fortaleza de Peniche será museu de resistência à ditadura
AUTOR

Mary Rodrigues

DATA

18.04.2017

FOTOGRAFIA

DR

Fortaleza de Peniche será museu de resistência à ditadura

Preservar o interesse memorial da Fortaleza de Peniche e construir aí um museu da resistência à ditadura é o plano de valorização deste património nacional que o Governo vai por em marcha, segundo adiantou o ministro da Cultura.

 

Indo ao encontro da proposta apresentada pelo grupo consultivo criado para apresentar soluções futuras para o monumento, o Executivo liderado por António Costa opta pela preservação, excluindo a eventual utilização da Fortaleza de Peniche como hotel, embora “possa haver espaços a concessionar a privados como restaurantes ou cafés”.

Luís Filipe de Castro Mendes informou que em breve será apresentado o projeto de recuperação e conservação para a Fortaleza, sendo intenção do Governo recorrer a fundos comunitários para efetuar obras a curto prazo.

Recorde-se que o grupo consultivo da Fortaleza de Peniche, presidido pela diretora-geral do Património Cultural, propôs ao Ministério da Cultura avançar com obras de recuperação da Fortaleza de Peniche para lhe dar uma função museológica prioritária.

O grupo defende que a Fortaleza de Peniche seja o testemunho vivo do que foi a repressão nas prisões do regime fascista, mas também da luta pela liberdade e pela democracia, advogando ainda que seja instalado um memorial que homenageie os 2500 presos políticos que estiveram encarcerados em Peniche.

Sugere ainda que sejam criados um auditório e um centro de documentação, e que uma parte do monumento fique afeta à incubação de empresas ligadas à economia do mar.

 

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019