1034

31 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Juventude
Campanha 70Já esclarece jovens sobre os seus direitos

Campanha 70Já esclarece jovens sobre os seus direitos

O Governo lançou hoje uma campanha, intitulada 70Já, que visa esclarecer e sensibilizar os jovens para o conhecimento pleno dos seus direitos, sobretudo em matéria de participação cívica e política, mas também em diversas áreas como a educação, desporto, saúde, mobilidade, emprego ou cultura.

 

“Queremos que os jovens conheçam os direitos que têm porque achamos que serão seguramente mais intervenientes, participativos e mais exigentes também”, explicou o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, referindo que o objetivo da iniciativa passa por estimular “uma juventude ativa, no sentido de algum imediatismo e da efetivação dos seus direitos”.

O nome da iniciativa, apresentada em Vila Nova de Gaia, remete para o artigo 70º da Constituição, que versa sobre os direitos da juventude, nomeadamente no acesso ao ensino, cultura, emprego, proteção social, habitação, desporto e tempos livres, no sentido de assegurar a sua plena integração na vida ativa e comunitária.

“O País só tem a ganhar com a inclusão e com a participação dos jovens na sociedade”, sublinhou João Paulo Rebelo, alertando para o desinvestimento na área da informação juvenil, que importa contrariar. “Infelizmente, nos últimos anos passou um bocadinho essa ideia de que deveria haver quase um agradecimento dos jovens por terem acesso a um conjunto de direitos que, na verdade, lhes estão garantidos pela Constituição”, afirmou o governante.

 

Meios de divulgação

A campanha terá um site (www.70ja.gov.pt) que concentra toda a informação disponível e que será coordenado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude. No site, os jovens terão acesso a todos os programas específicos que o Governo está a levar a cabo nas diversas áreas, bem como a interligações com diversas redes sociais.

Será também criado o comité 70Já, através do qual será feita uma gestão participada da campanha, envolvendo vários organismos do Estado e os próprios jovens.

A campanha vai ainda incluir seminários, workshops e ações de divulgação em todo o território nacional, estando pensada especificamente para os jovens até aos 30 anos. O seu termo coincidirá com o final da presente legislatura.

Entre as diversas temáticas abrangidas, será dado particular relevo à importância da participação cívica e política, aproveitando a proximidade das próximas eleições autárquicas, já em outubro deste ano.

“Portugal é um país onde os jovens não votam ao nível da média europeia. Estamos distantes dos países onde os jovens votam mais e queremos inverter isso”, afirmou João Paulo Rebelo, salientando que esse objetivo, de “apelo à participação dos jovens”, não deixará de estar presente na campanha.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019