1091

20 Nov 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Programa Nacional de Reformas
Fundamental apostar nas pessoas e no território

Fundamental apostar nas pessoas e no território

Ser um caminho a longo prazo para a competitividade e a coesão em Portugal é o propósito central do Programa Nacional de Reformas (PNR), o farol orientador do Governo socialista, segundo afirmou o ministro do Planeamento e Infraestruturas.

 

Ao falar durante o primeiro encontro do ciclo de debates sobre o PNR, dedicado ao tema da Reabilitação Urbana e Mobilidade Sustentável, Pedro Marques deixou claro que não se pretende apenas “tratar só do que é urgente”.

“O fundamental é apostar na qualificação das pessoas e do território”, frisou, em Sintra, o governante, referindo que o Executivo “tem um resultado global positivo do arranque do PNR, com a esmagadora maioria das medidas que tínhamos perspetivado já em execução”.

Com o objetivo de aumentar a competitividade, recordou Pedro Marques, “o Governo apresentou o programa Qualifica, o lançamento dos manuais escolares gratuitos para as crianças do primeiro ciclo, o alargamento do pré-escolar, o programa Interface, o arranque do programa Simplex e o programa de Capitalizar”.

Já no âmbito da coesão social, a aposta foi feita, lembrou, “na reposição de rendimentos, pensões e prestações sociais”.

“Em 2016, o investimento das empresas exportadoras foi três vezes superior ao investimento como um todo na economia. Temos um crescimento de 20% no investimento das empresas exportadoras como resultado de uma aposta na inovação, em particular no setor industrial”, concluiu o ministro do Planeamento

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019