1027

22 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Participação cívica
Educação para a Cidadania vai regressar às escolas
AUTOR

Partido Socialista

DATA

13.03.2017

FOTOGRAFIA

DR

Educação para a Cidadania vai regressar às escolas

O Governo tem já em preparação a estratégia de reforço da “Educação para a Cidadania”, que será apresentada em breve, prevendo o seu regresso às escolas integrada na matriz curricular dos ensinos básico e secundário.

 

Segundo apurou o AS Digital, as conclusões do grupo de trabalho nomeado em maio do ano passado foram já apresentadas ao Executivo socialista, que está a preparar a reintrodução de uma área curricular que tinha sido extinta pelo ministro da Educação do anterior Governo, Nuno Crato.

De acordo com o projeto agora desenhado, cada escola do ensino básico e secundário terá um coordenador para esta área, com acesso a formação específica, cabendo aos estabelecimentos de ensino definir uma componente prioritária e uma componente opcional.

Os projetos educativos desenvolvidos pelas escolas nesta matéria vão ainda beneficiar de uma plataforma com o envolvimento de ONG, de modo a potenciar a sua articulação com a sociedade civil.

Esta medida, recorde-se, vem dar cumprimento ao programa do Governo, no que respeita ao reforço dos mecanismos de participação cívica, da defesa dos direitos fundamentais e do escrutínio das instituições públicas, correspondendo também a uma reivindicação assumida pelo Partido Socialista em matéria educativa, no sentido de promover uma escola mais completa e fomentar a participação e a construção de um espírito crítico de cidadania.

 

AUTOR

Partido Socialista

DATA

13.03.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019