1027

22 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Cidadania e Igualdade
GUIA DE BOAS PRÁTICAS NO APOIO A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA LGBT
AUTOR

Partido Socialista

DATA

02.03.2017

FOTOGRAFIA

Jorge Ferreira

GUIA DE BOAS PRÁTICAS NO APOIO A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA LGBT

Já se encontra disponível o primeiro guia de boas práticas no apoio a vítimas de violência doméstica da comunidade Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgénero (LGBT). A apresentação deste manual, inovador no país, decorreu ontem em Lisboa, numa sessão presidida pela secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino.

 

Este guia, que é resultado de um trabalho de investigação coordenado entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, tem como objetivo identificar, sistematizar e aprofundar um conjunto de conhecimentos e linhas orientadoras para a prática profissional com a população LGBT vítima de violência nas relações de intimidade.

“Precisamos de abrir este debate nas escolas, de abrir mentalidades, de fazer ver às pessoas que somos todos pessoas acima de tudo, somos cidadãos e cidadãs, temos todos os mesmos direitos e temos direito ao bem-estar e à felicidade”, assinalou a governante, chamando a atenção para a necessidade de romper o silêncio que remete esta realidade para um estatuto de inexistência.

“É fundamental continuar o trabalho junto das comunidades, das populações, das autarquias e das escolas, chamando a atenção para um projeto que o Governo tem vindo a desenvolver, juntamente com a associação rede ex-aequo (associação de jovens LGBT e apoiantes), de ações nas escolas contra o bullying homofóbico”, acrescentou a secretária de Estado.

Na sua intervenção, Catarina Marcelino lembrou ainda a criação, pelo atual Governo, de três centros de atendimento dedicados a pessoas LGBT, respostas que, assinalou, mesmo sendo ainda insuficientes são já “um ponto de partida”.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

02.03.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019