1106

11 Dez 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Cimeira
Portugal e Cabo Verde reforçam cooperação
AUTOR

Partido Socialista

DATA

20.02.2017

FOTOGRAFIA

DR

Portugal e Cabo Verde reforçam cooperação

O primeiro-ministro, António Costa, está esta segunda-feira na Cidade da Praia, para participar na IV Cimeira entre Portugal e Cabo Verde, onde os dois países rubricam um novo programa de cooperação para o quadriénio 2017-2021.

 

O programa da visita oficial do chefe do Governo português iniciou-se com encontro entre António Costa e o seu homólogo de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, seguindo-se a reunião entre as delegações dos dois Governos.

Na cimeira bilateral, que decorre sob o mote “Crescimento Sustentável em Segurança”, será rubricado o Programa Estratégico de Cooperação 2017-2021, que prevê o apoio português a projetos no valor de 120 milhões de euros, verba que mais que duplica o valor de 56 milhões do programa anterior, além de 12 outros instrumentos bilaterais.

O reforço da boa governação e da segurança, a língua e a cultura, a ciência e a inovação, segurança, a energia, o ambiente e as alterações climáticas são as áreas prioritárias constantes do novo programa celebrado entre os dois países, que dá maior relevância à combinação da ajuda pública com o financiamento privado e os recursos internos de Cabo Verde.

Para além do primeiro-ministro, Portugal está representado na cimeira também pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, pelo ministro da Defesa, Azeredo Lopes, e pelo ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

No âmbito da visita oficial, António Costa tem ainda agendada uma reunião com o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, após a qual inaugurará a Escola Portuguesa de Cabo Verde e terá oportunidade de conviver com a comunidade portuguesa no país.

O encerramento da visita oficial do primeiro-ministro português será assinalado com um jantar oficial de retribuição às autoridades cabo-verdianas no Centro Cultural português da Cidade da Praia.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

20.02.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019