1066

15 Out 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

Parlamento Europeu
Socialistas europeus querem roteiro ambicioso para UE
AUTOR

Partido Socialista

DATA

14.02.2017

FOTOGRAFIA

DR

Socialistas europeus querem roteiro ambicioso para UE

A eurodeputada socialista Maria João Rodrigues defendeu, em Estrasburgo, que “a União Europeia tem que definir um roteiro ambicioso para o seu futuro”, sustentando que “o mundo aguarda uma mensagem positiva” da Europa e que esta não pode manter-se “num impasse” em virtude do calendário de várias eleições nacionais previstas para este ano.

 

Durante a sua intervenção na sessão plenária do Parlamento Europeu, a vice-presidente dos Socialistas e Democratas (S&D) reafirmou ainda a defesa de uma estratégia de “abertura e cooperação, com compromissos sustentáveis para a economia global”.

O Parlamento Europeu preconiza que a cimeira de Roma, prevista para o próximo dia 25 de março, assim como o Livro Branco da Comissão Europeia sobre o futuro da Europa sejam aproveitados como uma oportunidade para a definição de prioridades.

“A União Europeia está confrontada com desafios que resultam do efeito combinado de Putin, Trump e da emergência de nacionalismos no seu seio. Este é o momento de a União Europeia se afirmar como uma potência política e económica e de traduzir essa força através de melhores soluções europeias. Melhores soluções europeias em prol do crescimento, com uma melhor estratégia de investimento, com um pilar social forte e com capacidade orçamental”, prosseguiu Maria João Rodrigues.

Nas palavras da eurodeputada, esta é a “melhor maneira de afirmar as soberanias nacionais através da soberania europeia e de fazer com que os europeus sintam que podem reganhar controlo sobre as suas vidas”.

Maria João Rodrigues apelou ainda a “melhores soluções” para lidar com os problemas de segurança, avançando com uma política de defesa europeia, complementada por medidas adequadas de migração e asilo.

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1414
Agosto 2019