1026

19 Jul 2019

| diretora: Edite Estrela

EDIÇÃO DIGITAL DIÁRIA DO ÓRGÃO OFICIAL INFORMATIVO DO PARTIDO SOCIALISTA

OPEscolas
Dar voz aos alunos
AUTOR

Partido Socialista

DATA

14.02.2017

FOTOGRAFIA

DR

Dar voz aos alunos

Pela primeira vez, os estudantes do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário têm a possibilidade de decidir o que querem melhorar na sua escola. Basta pensarem e proporem ideias que sejam aprovadas, através de um processo democrático, pela maioria dos colegas. A melhor proposta será votada no dia 24 de março.

 

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) é uma iniciativa do Governo do PS, que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola, fomentando o espírito de participação e cidadania e valorizando a opinião dos estudantes em decisões que os afetam diretamente.

O montante disponível para as propostas a concurso é de €500 no caso de estabelecimentos de ensino com menos de 500 alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, ou equivalente a €1 por cada aluno no caso das escolas com mais de 500 alunos.

O desenvolvimento e apresentações de propostas deve ser realizado até ao final de fevereiro, sendo as mesmas votadas no Dia do Estudante, a 24 de março, após um período de divulgação e debate nos 10 dias úteis anteriores a esta data.

Os resultados serão divulgados até final de março, decorrendo depois a sua execução até final do respetivo ano civil.

Saiba mais aqui.

O Orçamento Participativo das Escolas prova que participar pode fazer a diferença.

AUTOR

Partido Socialista

DATA

14.02.2017

Capa Edição Papel
 
EDIÇÃO Nº1413
Maio 2019